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Cuiabá-MT

Governo de Mato Grosso: estudo mostra BRT com melhor capacidade e tarifa


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A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) emitiu uma nota, na tarde desta quinta-feira (3), rebatendo as informações de entidades do setor ferroviário, que apontam a inviabilidade do BRT (ônibus de trânsito rápido) em Cuiabá e Várzea Grande.

P U B L I C I D A D E

Segundo a Pasta, o novo modal mantém a capacidade viária da Baixada Cuiabá e tem melhor tarifa que o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

“Para tentar confundir a opinião pública, as entidades incluíram o valor da aquisição dos veículos na tarifa do BRT, mas não incluíram o valor da aquisição dos vagões na tarifa do VLT, tornando impossível a comparação apresentada”, consta em trecho da nota.

As entidades tentam convencer o Governo de Mato Grosso, por meio de uma carta manifesto na quarta-feira (3), de abortar a ideia de implantação do BRT, e seguir com as obras do VLT.

A carta manifesto apontou que o novo modal terá o custo de R$ 820 milhões, e não de R$ 430 milhões, como sustenta o Governo. E aponta ainda que a tarifa, até então apontada em torno de R$ 3,04, deverá custar cerca de R$ 5,70

Além disso, a infraestrutura do novo modal deverá ficar pronta apenas somente em 2025 e não em 24 meses.

A Sinfra, então, emitiu uma nota com 11 pontos retrucando as alegações.

Veja:

1) A implantação do BRT não irá diminuir a capacidade viária de Cuiabá e Várzea Grande. Na maior parte do trajeto, o BRT será implantado na mesma posição proposta para o VLT. 

2) O investimento público na compra de ônibus e baterias não será transferido ao usuário do transporte coletivo. A tarifa de R$ 3,04 do BRT, leva em conta o custo operacional de manutenção, administração, entre outros, relativos ao modal, mesmos parâmetros utilizados para calcular a tarifa de R$ 5,28 referente ao VLT.

3) Para tentar confundir a opinião pública, as entidades incluíram o valor da aquisição dos veículos na tarifa do BRT, mas não incluíram o valor da aquisição dos vagões na tarifa do VLT, tornando impossível a comparação apresentada.

4) O Governo do Estado agiu com transparência, sempre apresentando as premissas técnicas utilizadas no processo de escolha do BRT. Por sua vez, as entidades não apresentam nenhuma metodologia utilizada para chegar aos custos do BRT em seu estudo de seis páginas.

5) O sistema de BRT proposto pelo Governo do Estado segue todas as características definidas em manual técnico oficial publicado pelo Governo Federal.

6) Não procede a informação de que o tempo para execução das obras do BRT será superior ao VLT, uma vez que a distância, o número de terminais e estações são semelhantes. Além disso, a implantação do BRT não demanda tempo de obra para instalação de trilhos, da rede aérea de tração e das subestações de energia previstas para o VLT.

7) Com o BRT, o Estado deixará de prosseguir com quase metade dos processos de desapropriações que eram previstos para o VLT.

8) Uma vez que o BRT mantém o mesmo traçado do VLT, a Sinfra-MT solicitou a revalidação das Licenças Prévias e de Instalação já aprovadas para o VLT.

9) Em nenhum momento o Governo do Estado informou sobre a existência de Projeto Básico ou Projeto Executivo do BRT. Vale ressaltar que o VLT também não tinha 100% dos projetos básico e executivo completos, conforme apontam os boletins de medição do empreendimento.

10) A modalidade de RDCi foi a mesma usada para contratar as obras do VLT e tem toda a base legal para ser utilizada.

11) Por fim, a Carta Manifesto demonstra desconhecimento sobre o comportamento dos usuários do transporte público em Cuiabá e Várzea Grande. Uma análise do estudo sobre a origem e destino dos passageiros mostra que a operação de uma linha entre o aeroporto de Várzea Grande e o Porto de Cuiabá não atenderia a demanda da população, que é por acessar a região central da capital, o que forçaria os usuários a realizar mais uma integração.

Midianews.com.br

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