Conectado por

Saúde

Geleca da moda pode causar queimaduras e intoxicação; Conheça os riscos


Compartilhe:

Publicado por

em

Conhecida como slime ou amoeba, a “geleca” da moda virou febre entre as crianças do mundo todo. Embora ela possa ser comprada pronta, existe a versão caseira, que é ensinada através de vídeos e tutoriais na internet. Em alguns deles, os ingredientes são substâncias químicas, como produtos de limpeza e higiene, o que pode ser perigoso.

P U B L I C I D A D E

Nos últimos meses surgiu uma nova febre entre as crianças do mundo todo, o “slime”, uma nova versão da antiga geleca ou amoeba. Mas isso tem gerado muitas preocupações para os pais, já que a versão caseira leva algumas substâncias químicas como ingrediente principal na fabricação da gosma.

As receitas ensinam a fabricar a gosma e mostra como personalizá-la com corantes ou glitter. A intenção é que a gosma fique pegajosa e elástica. Independente da fórmula, dois ingredientes se repetem: cola branca e água boricada. Algumas levam ainda bórax, um composto químico usado na fabricação de inseticidas.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) alertou para os riscos de intoxicação. Para o Pediatra Carlos Augusto Mello da Silva, presidente do Departamento de Toxicologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, o brinquedo não é seguro. “Em nenhuma hipótese crianças devem mexer com água boricada”, destaca. A substância, de alta toxicidade, tem que passar longe da mesa de brincadeiras, se manter lacrada e distante do alcance das crianças.

Os principais riscos são no manuseio da água boricada e do bórax. O bórax é o borato de sódio, usado como matéria prima em alguns produtos de limpeza, inseticidas e outros. Para se ter uma ideia de seu potencial, no caso do uso em agrotóxicos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o avalia como sendo de classe toxicológica II, isto é, altamente tóxico.

A dermatologista Tatiana Gabbi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que, por ser uma substância alcalina (com pH alto), ela tende a danificar a camada de gordura protetora da pele, comprometendo a barreira cutânea, especialmente em quem tem maior sensibilidade.

Este quadro pode causar o surgimento de eczemas (lesões que parecem feridas vermelhas, coçam e ardem) e dermatite de contato (reação que se assemelha a uma queimadura de pele e causa descamação). Estas reações, por sua vez, predispõem a criança a infecções, uma porta de entrada para condições mais sérias. Já a água boricada é uma solução composta por ácido bórico, produto que contém o mesmo elemento presente no Bórax. Porém, por ser diluído em água, seu uso apresenta menor risco.

Ainda que o preparo da geleca faça parte da brincadeira, é mais seguro trocá-lo por outra atividade em que a criança possa colocar a “mão na massa” utilizando ingredientes comestíveis, sempre sob a supervisão de adultos, e sem cola ou água boricada.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br