Conectado por

Mato Grosso

Garimpeiros voltam a explorar ouro na Serra do Caldeirão em Mato Grosso


Compartilhe:

Publicado por

em

A cidade de Pontes e Lacerda (distante 458 km de Cuiabá) está passando novamente pelo “boom do ouro”, em Mato Grosso. A Serra do Caldeirão, distante 30 quilômetros do Centro do município, voltou a ser povoada por garimpeiros e amadores em busca do Eldorado.

O metal precioso agora é buscado por outro trecho da serra. Imagens que circulam pelas redes sociais mostraram que várias barracas já estão montadas na parte de baixo e os garimpeiros sobem em busca do ouro com ajuda de cordas.

Alguns já estão com maquinários e ferramentas para escavação. Esse ponto, segundo moradores da região, ainda não havia sido explorado pelos antigos garimpeiros, que foram retirados do local por força policial.

Informações, ainda não confirmadas, apontam que uma grande quantidade do minério estaria sendo encontrada neste novo ponto da serra. O Olhar Direto apurou que a Polícia Civil do município já iniciou as investigações sobre as novas ações.

Em 2015 e 2016 houve uma verdadeira invasão na cidade de Pontes e Lacerda devido a fama da cidade ser a nova “Serra Pelada” do Brasil. Por hora, algumas fotos estão sendo espalhadas pelas redes sociais, o que faz aguçar a vontade de vários desempregados e garimpeiros do Brasil.

Na primeira corrida do ouro, mais de 20 mil pessoas de fora da cidade chegaram em Lacerda para buscar o metal precioso. Naquela oportunidade, várias pessoas deixaram o emprego local para tentar a sorte na serra.

Concessionárias venderam todos os carros, mercados tiveram as gôndolas esvaziadas e poucos registros de ocorrência foram feitos devido o esvaziamento da cidade. Algumas pessoas chegaram a residir na área, que ficava em torno de uma fazenda, e para entrar era necessário pagar R$ 100 por pessoa.

Por enquanto, segundo informações da Polícia Civil e Militar, nenhuma prisão aconteceu na região devido o garimpo. Vale ressaltar que a extração de ouro no local é proibida, pois apenas uma mineradora tem a autorização para explorar o garimpo do local.

FONTE: OLHARDIRETO