Conectado por

Rondônia

Fiscalização é intensificada no rio Madeira em Porto Velho devido período crítico para navegação


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

A fumaça provocada pelas queimadas, frequentes em época de estiagem em Rondônia, dificulta a visibilidade dos barcos no rio Madeira. Mas apesar do incômodo e da necessidade de maior atenção para quem navega, esse não é o maior problema. Com a baixa do nível do rio, bancos de areia começam a se formar no meio da água e colocam em risco a segurança de cargas e passageiros.

Nesta quarta-feira (7) a cota do rio esteve em torno de 5,3 metros, e a tendência é que o nível desça um pouco mais ainda este ano. A partir de 4 metros tem início a corta de alerta e restrição a navegação.

Segundo a Marinha, nenhum incidente ou acidente com embarcação foi registrado este ano no trecho entre Porto Velho e a divisa com o Amazonas, mas a fiscalização é intensificada nessa época do ano.

“Diariamente são realizadas inspeções em alguns pontos críticos a fim de verificar a profundidade e principalmente a segurança da navegação na área. Ressalto que foram mais de 3,5 mil embarcações inspecionadas nesse período, 482 embarcações notificadas e 232 apreendidas”, conta o capitão da Marinha, Rodolfo Aurélio.

A Defesa Civil Municipal também trabalha para garantir a segurança, principalmente em relação aos barrancos que podem desmoronar devido o banzeiro.

“Esse período requer muita atenção para os banhistas que costumam ficar nas margens desses barrancos, e os pescadores que procuram esse pedrais. Muito cuidado, [é recomendado] não ingerir bebida alcoólica, utilizar sempre colete salva-vidas, e as embarcações terem cuidado também durante a noite, que não tem visibilidade”, explica o coordenador da Defesa Civil de Porto Velho, Marcelo Santos.

A preocupação das autoridades é que com a estiagem, a tendência natural é o nível do rio baixar ainda mais. Em 2018 a cota do rio chegou em 1,9 metro.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − cinco =

Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento