Conectado por

Nacional

FIM DE ANO: Período de férias demanda mais atenção aos acidentes domésticos


Compartilhe:

Publicado por

em

Maior permanência das crianças em casa e festas de Natal e Ano Novo acendem alerta

P U B L I C I D A D E

As férias de final de ano são um período de descanso, mas também de atenção. Devido ao recesso escolar, as crianças e adolescentes permanecem mais tempo em casa. Conforme dados do Ministério da Saúde, os acidentes domésticos provocaram 8,6 mil mortes de crianças e adolescentes em 2022. Isso significa 23 óbitos por dia.

Ainda, conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria, os  acidentes domésticos são a principal causa evitável de morte de crianças com menos de 13 anos no país. Com a chegada do Natal e Ano Novo, os presentes e a decoração festiva merecem atenção extra dos pais, já que podem ser “armadilhas”: um brinquedo com peças pequenas ou um pisca-pisca com o fio exposto podem mudar a trajetória de uma família.

Somado a isso, merecem atenção também os cuidados que os adultos, principalmente os idosos, precisam ter, já que o consumo de álcool e as festas familiares ocorrem de maneira mais recorrente do que ao longo do ano.

“Atenção redobrada nunca é demais. Do lado de cá, enquanto plano de atendimento emergencial imediato, sabemos que os principais atendimentos, sejam ele de maneira presencial ou por telemedicina, acontecem exatamente devido aos acidentes em casa. São pequenos cuidados que podem mudar toda uma história”, alerta a diretora executiva da Help Vida, Mara Nasrala.

Além da árvore de Natal e do pisca-pisca, já citado, é preciso atenção para evitar que os pequenos tenham acesso facilitado em locais como área de serviço, onde muitos produtos químicos são guardados, e cozinha, já que as queimaduras por panelas e líquidos ferventes no fogão não são exceções.

No caso dos adultos, outros pontos devem ser levados em conta. “No caso dos idosos, pode ser feita a utilização de barras em determinados lugares da casa, ausência de tapetes de tecido ou ainda instalação de pisos emborrachados. Além disso, para os adultos de forma geral, é sempre importante ter cuidado com excesso de consumo de álcool e objetos cortantes como facas e garrafas de vidro, que podem quebrar. É sempre bom relembrar que as festas de final de ano são excelentes momentos para celebrar, então prevenir é sempre melhor do que precisar de um atendimento médico”, completa Mara.

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br