Conectado por

Porto Velho

Fernando Máximo, fez um apelo: ‘‘Venham salvar vidas com a gente”; Secretário presta contas de ações e fala sobre o “CERO”, assista!

Publicado por

em

Na luta para salvar vidas durante a pandemia, o governo do Estado uniu esforços para reorganizar a assistência hospitalar, sendo que o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e Unidade de Assistência Médica Intensiva 24 horas (AMI 24h) ficaram disponíveis exclusivamente para internações hospitalares da Covid-19. Outras unidades organizaram alas específicas para esses atendimentos. Além da contratualização de leitos clínicos na rede particular, comprou um hospital de campanha permanente e, em parceria com empresários, está transformando o prédio do Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero) para receber pacientes que necessitem de leitos de UTI.

Continua após a publicidade

O secretário de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, fez um apelo: ‘‘Venham salvar vidas com a gente. Estamos com dificuldade de contratar médicos’’, pontua.

CERO

As obras de reforma no Hospital de Campanha que já tem 12 leitos de UTI ativos acontecem em ritmo acelerado para que, nos próximos dias, novos leitos sejam liberados. Uma estrutura hospitalar também está sendo construída em anexo ao Cemetron para atender pacientes com Covid-19, a unidade é uma doação de uma multinacional.

‘‘No Cero, que era um Centro de Reabilitação, não um hospital, conseguimos fazer adequações com a ajuda de empresários que fizeram as reformas e o Estado entrou com o espaço físico e colocou os leitos, ainda falta alguns equipamentos e profissionais médicos”, explica o secretário.

O secretário da Sesau, Fernando Máximo, explicou que a abertura de um leito de UTI não é um processo simples. Além disso, o que está sendo feito em Rondônia é um diferencial em relação a outros estados, e que não trata-se de estruturas de lonas, provisórias, mas de permanentes que maximizam a rede estadual de saúde, o que demonstra responsabilidade com a aplicação do recurso público.

 

O governador Marcos Rocha postou na rede social Facebook uma nota e o vídeo do secretário de Saúde Fernando Máximo explicando o assunto “Cero”.

segue nota na íntegra!

Assista e saiba a verdade.

— Em nenhum momento o hospital foi “escondido” para justificar a compra de um novo hospital. É um absurdo falado por quem busca palco político.

— A Rede Estadual não está com 100% dos leitos ocupados. Abrimos novas vagas constantemente. Já foram mais de 340 leitos clínicos e 136 leitos de UTI’s em todos o estado. Nessa quarta abrimos mais 12 leitos de UTI’s (altíssima complexidade). Outros estarão funcionando nos próximos dias.

— Não vou atacar pessoas, portais, nem citar nomes, mesmo que digam mentiras diariamente. Isso não é do meu caráter e nem da minha fé. São princípios que carrego em toda minha vida. Assim finalizarei meu governo. A mentira tem perna curta, e ela macula e desonra apenas de quem a pratica.

— Estamos em um momento de foco máximo no trabalho. TODAS as decisões têm consequências. Alguns não têm se dado conta do peso de suas responsabilidades.

Explicações sobre o CERO

— Assista e saiba a verdade. — Em nenhum momento o hospital foi "escondido" para justificar a compra de um novo hospital. É um absurdo falado por quem busca palco político.— Não vou atacar pessoas, portais, nem citar nomes, mesmo que digam mentiras diariamente. Isso não é do meu caráter e nem da minha fé. São princípios que carrego em toda minha vida. Assim finalizarei meu governo. A mentira tem perna curta, e ela macula e desonra apenas de quem a pratica. — Estamos em um momento de foco máximo no trabalho. TODAS as decisões têm consequências. Alguns não têm se dado conta do peso de suas responsabilidades.

Posted by Coronel Marcos Rocha on Friday, June 26, 2020

 

Assista ainda:

 

CERO e Leitos Clínicos

Boa noite a todos,— Cuidado com aqueles que usam esse momento para fazer política, focando nas eleições.— Reportagem da Rede Amazônica do dia 12/06/2020. Não vi o Dr. Fernando Máximo tentando esconder algo para comprarmos mais um hospital. Alguém viu?— Agora até comprar um hospital de qualidade, abaixo do preço, será transformado em problema para quem quer palco político.— A Rede Estadual não está com 100% dos leitos ocupados. Abrimos novas vagas constantemente. Já foram mais de 340 leitos clínicos e 136 leitos de UTI's em todos o estado. Nessa quarta abrimos mais 12 leitos de UTI’s (altíssima complexidade). Outros estarão funcionando nos próximos dias.Lembrando:— UPAS e Rede Municipal: voltadas para o primeiro atendimento e casos leves. Responsabilidade primária dos prefeitos. Destacando que esse é o 4º e último ano dos respectivos mandatos.— Hospitais de alta complexidade e Rede Estadual: voltados para casos graves. Responsabilidade primária do governador.— Leitos Clínicos são diferentes de leitos de UTI’s. Leitos de UTI’s são caros, exigem equipamentos específicos e voltadas para casos graves. Para um leito de UTI funcionar exige ventiladores, monitores multiparamétricos, respiradores mecânicos e bombas infusoras (a necessidade do momento) e profissionais médicos. Hoje temos bombas porque compramos em março. Antes que esgotasse o estoque mundial. Mais bombas estão chegando.— Ninguém jamais escondeu os leitos do CERO. Lá funcionava um centro de fisioterapia e com a ajuda de empresários muito honrados, aos quais agradeço imensamente, transformarmos em leitos clínicos para atendimento da COVID-19 na primeira etapa.— Será feita a instalação de mais 10 leitos de UTI’s (de alta complexidade) no Hospital de Campanha, completando sua capacidade. Após isso passaremos para o CERO.— E deixando claro: o Hospital de Campanha — que não será destruído e salvará centenas e milhares de vidas agora e no futuro — foi prioridade em receber leitos de UTI’s, pela infraestrutura já pronta.— Não vou atacar pessoas, portais, nem citar nomes, mesmo que digam mentiras diariamente. Isso não é do meu caráter e nem da minha fé. São princípios que carrego em toda minha vida. Assim finalizarei meu governo. A mentira tem perna curta, e ela macula e desonra apenas de quem a pratica.— Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra. Provérbios 21:21Grande abraço a todos! Vamos com Deus!

Posted by Coronel Marcos Rocha on Friday, June 26, 2020