Conectado por

Featured

Estimativa é de 680 casos novos de câncer da mama em Mato Grosso


Compartilhe:

Publicado por

em

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente entre as mulheres e o mês de outubro é dedicado ao combate e à prevenção deste tipo de tumor maligno. Por isso, ao longo dos próximos 30 dias ocorre a campanha “Outubro Rosa” que pretende conscientizar as mulheres sobre a importância de evitar a doença. Para este ano, a estimativa é de 680 novos casos em Mato Grosso. Do total, 220 em Cuiabá.

No país, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é o registro de 59.700 novos casos, somente em mulheres. Mas, os homens também podem ter a doença. Contudo, o índice representa apenas 1% do total. As taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.

Para a presidente da MTmamma, Cleuza Dias, a informação é uma grande aliada para ampliar a detecção precoce da doença que atinge, a cada dia, mais mulheres, principalmente, jovens, muitas assistidas pela associação, em Cuiabá. “O diagnóstico precoce pode salvar vidas já que o câncer de mama quanto mais cedo for descoberto, mais rápido se dá o tratamento e maior a chance de cura. Temos que ampliar a conscientização de mulheres e homens sobre a importância do autoexame, a visita ao médico e os exames de rotina como a mamografia. Alertamos para a prevenção em todas as gerações”, frisou Cleuza Dias.

Conforme informações do Inca, o câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos ou hereditários.

Também mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos de idade, têm maior risco de desenvolver câncer de mama. Entre as orientações uma delas é que a mulher realize a autopalpação ou observação das mamas e a realização de mamografia de rotina para as mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos.

No Estado, a abertura oficial da campanha foi realizada neste último domingo (30), no Parque das Águas. A iniciativa da “MTmamma amigos do peito” tem o intuito de alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Criada, oficialmente, em março de 2009, a MTmamma é reconhecida como entidade pública sem fins lucrativos.

A associação é formada por voluntários e assistidas (pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama) e sobrevive com as mensalidades dos associados, doações e colaboração para realizar atividades gratuitas como aulas de hidroginástica, yoga, reiki, meditação, oficinas de artesanato e customização, bate-papos mensais e grupo de psicoterapia.

PROGRAMAÇÃO – Palestras agendadas em instituições públicas e privadas já estão sendo realizadas pela MTmamma, desde setembro passado. Neste mês, integram a programação o bazar beneficente com a venda de camisetas e produtos da associação como os chaveiros “Coração da Vida”, agendas 2019 e necessairs, no Shopping 3 Américas, e no Várzea Grande Shopping, a caminhada e a festa de encerramento da campanha com a tradicional “Macarromamma”, no Cenarium Rural, no dia 14 de novembro.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento