Conectado por
Governo de Rondônia

Saúde

Escovar os dentes a seco deixa o sorriso mais limpo? Especialista responde

Publicado por

em


Continua após a publicidade

A escovação dos dentes a seco é mais benéfica para o sorriso do que se imagina. A limpeza sem a aplicação de creme dental ou água faz a remoção mecânica da placa bacteriana, manchas e restos de comida. A técnica é comumente recomendada por dentistas. Eles, porém, não descartam a importância de produtos de higienização bucal.

De acordo com o dentista britânico Richard Marques, em entrevista ao site Glamour, a limpeza a seco remove mais placa do que com produto porque as cerdas da escova têm contato total nas áreas de acúmulo. A técnica pode ser feita em qualquer lugar, já que não necessita de pia e água, logo, é uma boa opção para situações emergenciais.

“Também pode ajudar a escovar por mais tempo, sem a indicação de que você concluiu o processo porque sua pasta de dente está ‘acabando’. Então, você irá naturalmente esfregar mais a placa superficial”, explicou o dentista.

Segundo Richard, não é preciso esfregar com força. “Pode desgastar o esmalte e causar sensibilidade à gengiva”. Limpar os dentes com frequência e por no mínimo dois minutos é o suficiente.

Após a escovação, basta utilizar um enxaguante bucal ou escovar novamente com o acréscimo de algum produto, se preferir. A escova deve ser limpa com água e colocada para secar ao ar, a fim de remover as bactérias.

Metropoles