Conectado por

Educação

ESBR apresenta desafios dos jovens no mercado de trabalho em palestra na feira do estudante Rondônia internacional 2019

Publicado por

em

O mercado de trabalho vem mudando cada vez mais rápido e tornando-se mais competitivo. Há novos recursos, novas profissões e muitas exigências. Para tratar do tema “Os Jovens e o Mercado de Trabalho”, foi realizada no dia 23 de agosto a palestra da Gerente de Pessoas & Cultura da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Nilcy Martins, durante a 2ª Feira do Estudante Rondônia Internacional, no Centro de Convenções do SESI, em Porto Velho.

A atividade contou com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e ressaltou os desafios do mercado de trabalho, habilidades valorizadas no mercado, bem como dicas valiosas para os jovens se destacarem nas carreiras que escolherem.

Nilcy explicou porque a Feira é importante para a ESBR. “Nós integramos o Movimento Todos pela Educação, então está em nosso DNA investir na educação dos jovens brasileiros. Entendemos que só pela educação é que mudamos o mundo e é por isso que fazemos todos os esforços para estar presentes na Feira do Estudante”, afirma.

Durante a palestra, ela apresentou uma visão corporativa de uma empresa privada, com o perfil profissional que a concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau busca e quais habilidades valoriza.

A palestra contou ainda, com o relato de experiência do Trainee do setor de Pré e Pós Operação da ESBR, Glaufe Santos, compartilhando com os estudantes como chegou ao cargo que hoje exerce. “Repassei a eles uma mensagem para que se tranquilizem, pois é normal que tenham dúvidas, façam escolhas baseadas naquilo que gostam de fazer e entendam como o mercado de trabalho funciona”, explicou Glaufe.

O assunto atraiu dezenas de jovens estudantes do Ensino Médio, que acompanharam atentamente e participaram com diversas indagações sobre o Mercado.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Bento da Costa, Yasmim Privado, aprovou o tema abordado. “A palestra tirou muitas dúvidas que eu tinha, por exemplo o que significa trainee e a importância de sempre investir em conhecimento e de se fazer o que gosta, então foi bem esclarecedor”.

A Idealizadora e Organizadora da Feira do Estudante Rondônia Internacional, Ivana Frazão, disse sobre a importância da parceria com a ESBR para a realização do evento. “O patrocínio da Energia Sustentável do Brasil é de fundamental importância. Nós temos que superar várias barreiras no nosso Estado É um desafio conquistar as instituições para que elas participem de um evento de educação”, comenta.

Feira do Estudante Rondônia Internacional 2019

A Feira do Estudante Rondônia Internacional 2019, patrocinada pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), teve como tema central “Esse mundo é todo seu! ”, e foi um espaço de integração entre as instituições de ensino e os jovens rondonienses, que anseiam por conhecimento e buscam qualificação profissional para o mercado de trabalho. A Feira, realizada entre os dias 21 e 24 de agosto, está na sua segunda edição e, em 2019 reuniu cerca de 4 mil visitantes.