Conectado por

Geral

Equipes da atenção primária em saúde são capacitadas para notificarem doenças do trabalhador


Compartilhe:

Publicado por

em

Médicos e servidores da UBS Renato Medeiros, na zona Sul de Porto Velho, foram os primeiros a receberem nesta terça-feira, 24, treinamento do projeto de “Implantação da Vigilância em Saúde do Trabalhador na Atenção Básica”, executado pela Semusa (Secretaria Municipal de Saúde). A qualificação será realizada em todas as unidades básicas da zona urbana.

A capacitação, destinada a médicos, enfermeiros, odontólogos e técnicos que atuam na unidade básica realizando os primeiros atendimentos, é ministrada pelo médico Heinz Jacob, sob a coordenação do Departamento de Vigilância em Saúde. Jacob é especialista em saúde do trabalhador.

A partir desse treinamento, os profissionais das unidades básicas, além de diagnosticar os agravos e doenças relacionadas ao trabalho, também farão a notificação para alimentar o sistema de informação de agravos de notificação (Sinan).

“Apenas as UPAs alimentavam o sistema com as notificações, agora a atenção básica também deve fazer esse serviço. Com isso, é possível termos a estatística real de quantas estão com doenças relacionadas ao trabalho e quais são essas patologias. Dessa forma, poderemos desenvolver ações de prevenção e tratamento”, explicou Cristiane Lopes, coordenadora da Saúde do Trabalhador.

A lista nacional de notificação compulsória de doenças relacionadas ao trabalho, identificadas através do sistema de informação do SUS, é extensa. Entre elas constam acidentes de trabalho com exposição a material biológico, transtorno mental e intoxicação por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos e metais pesados.

Também foram repassadas orientações sobre a emissão de atestado médico, afastamento temporário do trabalho quando necessário e preenchimento correto do documento que informa ao INSS que o trabalhador sofreu acidente de trabalho.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento