Conectado por
Governo de Rondônia

Direto de Brasília

Ensino de competências sociais nas escolas será tema de audiência

Publicado por

em


Continua após a publicidade

A importância do desenvolvimento de competências sociais para o ingresso no mercado de trabalho será discutida em audiência pública conjunta das Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Educação, Cultura e Esporte (CE) nesta quarta-feira (6). A iniciativa do debate é da senadora Marta Suplicy (MDB-SP), presidente da CAS.

Para a senadora, além de matemática, português, línguas e ciências, há outro conjunto de aptidões que desempenham um papel importante no futuro do estudante, como boa autoestima, perseverança e sociabilidade.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) recomenda aos pais, professores e gestores políticos que deem mais importância aos desenvolvimentos sociais, emocionais e organizacionais das crianças e dos jovens. De acordo com as conclusões do relatório Skills for Social Progress: the power of social and emotional skills, a OCDE sugere que os sistemas educativos só têm a ganhar se conseguirem uma boa combinação entre saberes e sentimentos.

“Alunos com uma boa autoestima, conscientes de si próprios, determinados a conseguirem o que pretendem, sociáveis com professores e colegas e emocionalmente estáveis têm mais chances de obter bons resultados na escola, no mercado de trabalho e na sociedade. Por isso, é importante ensinar as crianças e os jovens a gerirem as suas emoções”, defende Marta ao pedir a audiência.

Para debater o assunto, estará presente a especialista em Políticas Públicas e ex-secretária de Educação do Município do Rio de Janeiro Claudia Costin. Também foi convidado um representante do Ministério da Educação.

A audiência será interativa e terá início às 9h30, no Plenário 9 da Ala Senador Alexandre Costa.