Conectado por

Rondônia

Energisa orienta sobre a importância do acesso do leiturista ao padrão de energia


Compartilhe:

Publicado por

em

Todos os meses, colaboradores da Energisa visitam os imóveis para fazer a leitura no padrão de energia e emitir, automaticamente, a fatura para pagamento, sem que haja necessidade do contato com o cliente.  Entretanto, nem sempre é possível fazer a medição real do consumo por conta da falta de acesso ao medidor ou até por questões de segurança.

P U B L I C I D A D E

“Em 2022, por exemplo, 19.992 medições deixaram de ser realizadas no estado por algum tipo de impedimento. Só no primeiro semestre de 2023 foram 11.004 medições não realizadas”, explica o coordenador de Leitura, Alan Gomes. “Quando isso ocorre, a Resolução 1000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabelece que seja realizado o faturamento por média. Essa média de consumo, entretanto, não é vantajosa para os clientes, especialmente nas situações em que o imóvel está fechado e sem consumo”, completa.

Para evitar contas de energia sem o consumo real, a Energisa recomenda que os clientes deixem o padrão de instalação do medidor para a parte externa, pois independente de ter alguém no imóvel, será possível fazer o registro da leitura. No caso de condomínios, os síndicos devem orientar os porteiros a permitir a entrada dos colaboradores da distribuidora, devidamente fardados e identificados com crachá.

Segurança

 

Quando o assunto é o padrão de energia, a segurança também é outro item fundamental. Isso porque, o aparelho deve ser instalado dentro das normas técnicas previstas no Art. 30 da Resolução 1000 da Aneel para garantir a segurança da população e do leiturista, que inclusive recebe as capacitações e equipamentos de proteção individual necessários para o desenvolvimento das suas atividades.

A Energisa também orienta os moradores para que deixem os cães de estimação dentro das propriedades, de modo a evitar ataques aos leituristas.

Canais de atendimento da Energisa Rondônia

– Site: energisa.com.br;

– Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular); – Gisa: gisa.energisa.com.br;

– Whatsapp: (69) 99358-9673; e

– Call Center: 0800 647 0120.

Assessoria

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br