Conectado por

Porto Velho

Em Porto Velho são cadastradas 27 famílias voluntárias para acolhimento de crianças e adolescentes


Compartilhe:

Publicado por

em

O Serviço de Acolhimento Familiar (SAF) da Prefeitura de Porto Velho cadastrou 27 famílias no programa de acolhimento de crianças e adolescentes que estão sob medidas de proteção.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), as famílias serão capacitadas no período de 29 de março a 1º de abril. Só depois desse preparo é que serão consideradas aptas para a acolhida. As inscrições para participar dessa capacitação foram encerradas dia 20 de março.

SERVIÇO

Na prática, o SAF organiza o acolhimento de crianças e adolescentes de zero a 18 anos que tenham os direitos fundamentais ameaçados e as encaminha para as famílias cadastradas. Este procedimento garante proteção integral aos acolhidos através de famílias que, voluntariamente, se disponibilizam em ajudá-los provisoriamente.

As famílias são acompanhadas por uma equipe técnica do SAF, além de representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, além dos conselhos tutelares. O processo de acolhimento é importante para evitar que crianças e adolescentes sofram os efeitos resultantes do abandono e violação de direitos fundamentais, como tristeza, rejeição, atrasos no desenvolvimento cognitivo e comprometimentos na construção de laços sociais. “O SAF é uma modalidade de acolhimento que oferece tratamento individualizado às crianças e aos adolescentes que estão sob medida de proteção. A eles é garantido o direito fundamental à convivência familiar”, explica Vanuza Marchioli, gerente do serviço.

O secretário da Semasf, Claudi Rocha, e secretária-adjunta, Joelna Holder, agradeceram às 27 famílias que se cadastraram para aderir ao Serviço de Acolhimento Familiar.

INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições já estão abertas para outras famílias interessadas em participar do Serviço Família Acolhedora. A próxima capacitação está prevista para ser realizada a partir de 21 de junho de 2021.

Para mais informações sobre o Serviço de Acolhimento Familiar (SAF) entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelos telefones (69) 99222-4195 / 98473-6021.

Prefeitura de Porto Velho