Conectado por

Amazonas

É a primeira vez que isto acontece: Exército dos EUA vai enviar mais de 300 militares para a Amazônia e Brasil intensifica preparação para o “combate”


Compartilhe:

Publicado por

em

O Exército Brasileiro, através do Comando Militar do Norte, continua a sua preparação para o Exercício CORE 23 (Combined Operation and Rotation Exercise), uma operação de treinamento conjunto com o Exército dos Estados Unidos que vai ocorrer, pela 1ª vez, na Amazônia.

P U B L I C I D A D E

Como já noticiado aqui na Revista Sociedade Militar anteriormente, espera-se que mais de 300 militares americanos se desloquem para a Amazônia em novembro para participar desta operação.

Na última segunda-feira, dia 15 de maio, marcou-se o início da Operação Munduruku III, com o 52º Batalhão de Infantaria de Selva conduzindo uma formatura de apronto operacional de sua Força Tarefa, sob coordenação da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

Exército Brasileiro realiza a Operação Munduruku III em preparação para o CORE 23 – Imagem: Print/youtube EB

Esta Força Tarefa consistiu de 387 militares, com 246 membros diretamente provenientes do Batalhão. A operação também contou com a participação de militares do 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva, do 23º Batalhão Logístico de Selva, da 23ª Companhia de Comunicações de Selva e da 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva.

O apronto operacional foi presidido pelo General de Brigada Eduardo da Veiga Cabral, Comandante da 23ª Bda Inf Sl, que, juntamente com o Estado-Maior, fez a inspeção do efetivo e dos diversos materiais de emprego militar, tais como veículos, armamentos e material de apoio de saúde.

Em uma etapa distinta de preparação, o Comando Militar do Norte (CMN) acolheu uma comitiva do Exército dos Estados Unidos entre os dias 15 a 19 de maio. O objetivo da visita foi verificar aspectos relacionados à saúde e ao bem-estar da tropa que participará do exercício CORE 23, incluindo a avaliação de condições existentes de estrutura, equipamentos, suprimentos e procedimentos.

Em preparação para Operação CORE 23, Exército Brasileiro e dos EUA avaliam aspectos relacionados à logística em saúde – Imagem: Comando Militar do Norte

A inspeção se estendeu a organizações militares com setor de aprovisionamento, incluindo o 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) e a 2ª Companhia de Suprimento do 8º Depósito de Suprimento (2ª Cia do 8° D SUP).

A Operação CORE 23 reunirá militares do Exército Brasileiro e do Exército dos Estados Unidos da América (EUA) para um treinamento combinado nas Guarnições de Belém, Macapá, Oiapoque e Distrito de Clevelândia do Norte.

Segundo as informações do Exército Brasileiro, as tropas dos dois países irão compartilhar experiências e trocar conhecimentos sobre doutrina e técnicas, táticas e procedimentos de defesa, visando manter os laços históricos entre os países e incrementar a integração e a cooperação entre os dois exércitos.

Soldados EV se preparam para o combate na selva

Paralelamente as preparações do Exército para o exercício combinado com os Estados Unidos, entre os dias 8 e 12 de maio, soldados do efetivo variável do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) finalizaram o Estágio Básico do Combatente de Selva (EBCS), promovido pelo 12º Grupo de Artilharia Antiaérea de Selva.

Soldados do Efetivo Variável se preparam para o Combate na Selva – Imagem: Cb Daniel e Sd Justino

O estágio é focado em preparar os soldados para a vida na selva, consolidando o conhecimento adquirido durante a Instrução Individual Básica e desenvolvendo habilidades essenciais para o combatente de selva.

A conclusão do estágio foi celebrada com a entrega dos chapéus bandeirantes aos concludentes no Pátio Pioneiros do CIGS.

O Soldado Diogo Ribeiro Pereira foi considerado o destaque geral do estágio, enquanto o Soldado Joelson Santos da Silva foi escolhido como melhor companheiro por seus colegas.

O EBCS visa ambientar o soldado do efetivo variável à vida na selva – Imagem: Cb Daniel e Sd Justino

Fonte: Noticiário do Exército / Comando Militar do Norte

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br