Conectado por

Geral

Diversas atividades marcam semana do Meio Ambiente em Nova Mutum Paraná

Publicado por

em

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho, ocorreu em Nova Mutum Paraná a Semana do Meio Ambiente, comemorada entre 04 e 07 de junho, quando ocorreram diversas atividades para a comunidade que fica a cem quilômetros de Porto Velho. Entre as atividades, houve Curso de Aproveitamento Alternativo dos Alimentos, oficina para produção de minis terrários e Dia de Campo de Hortaliças e Compostagem.

Continua após a publicidade

No Curso de Aproveitamento Alternativo dos Alimentos, os participantes puderam aprender como preparar alimentos com alto valor nutritivo e baixo custo a partir de ingredientes que muitas vezes são descartados, como cascas de frutas e legumes. Entre as receitas aprendidas, estão moqueca de banana, bolo de feijão preto, doce da casca de melancia, leite condensado caseiro e macarrão da casca de mandioca. O curso foi encerrado com um almoço preparado pelas participantes e degustado pelos convidados.

A instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Marlene Alves Toledo, explica que as receitas são elaboradas a partir da necessidade do produtor rural em reaproveitar alimentos plantados em sua propriedade. “Eu acredito que o reaproveitamento faz a diferença na vida das pessoas. Muitas vezes, a pessoa joga fora um ingrediente por falta de informação e com o curso a informação chega”.

A aluna do curso Emmily Barbosa Gonçalves conta que se inscreveu no curso porque gosta de aprender sobre alimentação saudável. “Eu faço marmitas fitness para vender, então estou aprofundando meu conhecimento neste assunto. Aprender como reaproveitar os alimentos vai contribuir com o meu trabalho”.

Já no Dia de Campo de Hortaliças e Compostagem, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e de escolas públicas de Nova Mutum Paraná e de Abunã participaram com o objetivo de implantar uma horta na escola. A senhora Adelaide Vaz da Silva, amiga da Escola Marechal Rondon em Abunã, conta que gostou do Dia de Campo. “O curso foi maravilhoso, aprendi muita coisa. Até tirei algumas fotos para levar para a Escola. É muito importante ter o alimento fresquinho e produzido de forma orgânica”.

As crianças também tiveram uma atividade especial para elas: oficina de mini terrários, ocorrida na quarta-feira (06), no Observatório Ambiental Jirau. Cada criança pôde montar seu próprio terrário e nomeá-lo. O objetivo é que estes terrários sejam expostos nas atividades do Dia da Árvore, que ocorrerá em setembro.

A consultora do Programa de Educação Ambiental, Yanamara Franco, conta que as atividades da Semana do Meio Ambiente foram planejadas visando estimular o consumo de alimentos de alto valor nutritivo e de baixo custo e, ainda, incentivar as crianças a cuidarem do meio ambiente. “O Dia de Campo de Hortaliças e Compostagem, por exemplo, foi pensado para que os professores e os técnicos da SEMA possam replicar nas escolas o que aprenderam aqui, além de incentivar uma alimentação saudável”.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *