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Desafios e tendências para o mercado do agronegócio em 2023


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Especialista aponta as principais dificuldades na gestão deste setor

O mercado agro enfrenta algumas dificuldades, mesmo sendo o setor que mais movimenta a economia brasileira, afinal, engloba a relação produtiva, industrial ou comercial envolvida na cadeia agropecuária.

P U B L I C I D A D E

Este é um mercado de extrema importância para as nossas vidas, afinal, está conectado a praticamente tudo o que envolve o dia a dia da sociedade. Ninguém vive sem alimentos, assim como sem os demais produtos também de procedência do campo como os biocombustíveis, madeira, algodão, etc.

Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), foi mostrado que as cidades que têm forte participação do agronegócio estavam conseguindo gerar empregos formais acima da média nacional, 9,5%.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou previsão do crescimento de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária para este ano, sustentado principalmente pela maior produção de milho e de trigo no segundo semestre.

Com mais de 36 anos no mercado corporativo e desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, atendendo empresas de diferentes portes e segmentos, Carlos Moreira aponta os principais desafios de gestão no mercado agro.

Principais  dificuldades na gestão do Agronegócio

Como já foi mencionado, o mercado agro movimenta todo o país e também é muito importante para a exportação, mas as indústrias podem crescer ainda mais se prestarem atenção no que pode ser melhorado em sua gestão.

Existem alguns pontos a serem observados neste mercado, separei algumas das principais necessidades de atenção em empresas do setor agro.

Evitando desperdícios

O agronegócio depende da comercialização de seus insumos (açúcar, grãos, soja, madeira, entre tantos outros). Mas existe um grande problema decorrente do desperdício durante a cadeia produtiva: no cultivo, colheita, produção e transporte desses itens.

De acordo com levantamento realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi mostrado que cerca de 10% dos alimentos colhidos se perdem nos campos de colheita.

Já em relação ao transporte, a Embrapa sinaliza que mais de 50% dos alimentos transportados pelos trens ou caminhões se perdem no trajeto.

Essa realidade aponta a necessidade de rever processos em como é feita a colheita e em como o carregamento destes itens é realizado nos trens e caminhões.

Pensando na gestão do transporte

Ainda complementando o item anterior, um dos grandes desafios por parte do mercado agro é a organização do transporte para a locomoção dos insumos.

Aqui no Brasil, o segmento rodoviário tem muita vantagem em relação aos demais quando se trata do transporte de cargas, o que aponta para deficiências na infraestrutura logística no setor, ainda mais quando se trata do transporte de itens provenientes da agricultura e agropecuária.

Os custos da logística de transporte das rodovias (fretes, combustíveis e pedágios) também influenciam diretamente no orçamento das empresas do mercado agro.

Considerando essa vertente, a solução seria um pouco mais complexa relacionada a melhorias no setor ferroviário, proporcionando um transporte mais controlado, com menos desperdício e também com custos menores de frete e combustível. Um único trem tem a capacidade de fazer uma viagem carregando a mesma quantidade que mais de 100 caminhões, o que seria altamente impactante para o corte de gastos no setor do agronegócio.

Gestão de pessoas no mercado agro

Ainda é um desafio para muitas empresas do setor agro o gerenciamento dos profissionais envolvidos na produção.

Ao mesmo tempo em que novas tecnologias têm sido adotadas para aprimorar as grandes indústrias do setor agro por meio de máquinas e produtos com a finalidade de melhorar o alcance, a velocidade e a produção, ainda se destina menos atenção à gestão de pessoas.

A mão de obra humana é essencial no trabalho agro em diversas áreas, portanto, é fundamental que empresas desse segmento invistam cada vez mais no aprimoramento do conhecimento de seus profissionais, incentivando sua motivação, assim como a melhor qualidade de seus resultados.

Cuidados com a gestão de armazenamento e estoque

O bom controle é primordial no setor de produção, armazenamento e estoque.

Os campos podem sofrer com longos períodos de estiagem, que podem prejudicar o crescimento dos grãos e o plantio.

O armazenamento é de extrema importância para evitar prejuízos e perdas de insumos, empresas que não têm uma boa estrutura como tanques e silos, podem ter produtos estragados, o que leva ao problema inicialmente descrito do desperdício.

Quanto ao estoque, as empresas do setor agro precisam contar com um cronograma bem definido para que consigam se programar para entregar as levas de insumos. Com um estoque adequado, é possível repor e entregar para os compradores, garantindo a confiança nesta parceria.

Mas a questão é que muitos gestores encontram muitas dificuldades para organizar o estoque e cuidar do armazenamento de produtos e isso impacta diretamente nas entregas, podendo influenciar em dificuldades no crescimento deste setor.

Se utilizando da tecnologia a favor do mercado agro

Contar com um bom software de gestão pode ser um excelente caminho para a melhoria de processos no mercado agro, auxiliando na organização e também no processo de vendas.

Porém as práticas do agronegócio possuem particularidades, portanto, são necessários sistemas que englobem as necessidades do setor como melhor organização da produção, registro das colheitas, cuidados com o armazenamento, gestão financeira, etc.

Promovendo melhorias eficazes nesse segmento

Essa é uma área fundamental para a economia brasileira e faz parte da vida de toda a população, por isso, é preciso sempre pensar em maneiras de tornar o mercado agro cada vez mais promissor e melhores práticas de gestão estão intimamente ligadas a isso.

A consultoria voltada ao mercado agro pode ser muito importante para propor melhorias de gestão e ajudar os empresários a repensarem processos e novas oportunidades.

Se existe a possibilidade de crescer ainda mais em 2023… por que não explorar isso?

*Carlos Moreira – Há mais de 36 anos atuando em diversas empresas nacionais e multinacionais como Manager, CEO (Diretor Presidente), CFO (Diretor Financeiro e Controladoria) e CCO (Diretor Comercial e de Marketing)

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