Conectado por

Variedades

CURIOSIDADES: Peidos, por que alguns fazem barulho e outros não?


Compartilhe:

Publicado por

em

Certamente você solta peidos, não é mesmo? Provavelmente você acha esse assunto estranho, além disso, deve sentir-se um pouco desconfortável falando disso. Mas deve saber, acima de tudo, que pum não deveria ser um tabu. Talvez seja uma das coisas mais normais entre todos os seres vivos.

P U B L I C I D A D E

Continua após publicidade

Ingressos disponíveis para vendas na bilheteria do circo a partir das 14 Horas

Finalmente superamos o constrangimento e podemos falar sobre peidos livremente. Provavelmente, mesmo que você não tenha coragem de perguntar, deve ter várias dúvidas sobre o tema. Da mesma forma, aqui na Segredos do Mundo também temos nossas indagações, e assim, focamos em uma: por que alguns peidos são barulhentos e outros não?

Como resultado, resolvemos buscar a resposta e, claro, encontramos e dividimos isso com você. Quer descobrir? Então nós vamos te contar.

Por que alguns peidos fazem barulho e outros não?

Por que alguns peidos fazem barulho e outros não?

Finalmente vamos responder a questão central dessa matéria: por que alguns puns fazem barulho e outros não? A variação do som acontece devido a intensidade variada da vibração causada pelos gases ao passar pelas membranas do ânus. Dependendo da velocidade com que o gás for expulso e da contração dos esfíncteres (válvulas que controlam o abre-e-fecha do ânus), o “bufo’ será barulhento ou silencioso.

Certamente produzimos por volta de 1 litro a 1,5 litro, distribuído em 15 a 20 peidos diariamente. “Eles são liberados a qualquer hora do dia ou da noite, quer estejamos acordados ou dormindo”, diz o cirurgião-geral André Martins Barros, do Hospital Sepaco, em São Paulo, em matéria na Superinteressante.

Compostos como enxofre, ácido graxo e sulfetos são produzidos durante o processo de digestão dos alimentos pelas bactérias presentes no intestino, consequentemente, deixando os puns fedidos.

Alguns alimentos como ovos e carnes deixam os gases mais fedidos. Isso por que são ricos em proteína, cuja fermentação produz grande quantidade de enxofre e sulfetos de hidrogênio e carbono, que cheiram a ovo podre.

Além disso, alimentos gordurosos também deixam os “bufões” mais fedidos, pois provocam a formação de grande quantidade de ácidos graxos, outra substância nada aromática.

Por que peidamos?

Por que alguns peidos fazem barulho e outros não?

Certamente os gases são uma mistura de gases inodoros que absorvemos diariamente e também pelos gases produzidos pelo intestino. Consequentemente, peidamos para expelir isso do nosso corpo humano.

Nitrogênio e hidrogênio são os gases que formam o pum. Eles entra pela boca ao ser engolida durante as refeições ou quando falamos. Esses gases percorrem o tubo digestivo, sendo absorvida pelo organismo. O resto chega ao intestino, onde vai engrossar o traque. Alimentos que não são completamente digeridos no estômago, como feijão e batata-doce, são fermentados por bactérias no intestino, gerando mais gases, em geral fedidos.

Toda essa mistura de flatos acumula-se no intestino até finalmente ser expelida pelo ânus por causa da pressão. Os alimentos que mais geram peido são:

  •  Tubérculos: Batata-doce e inhame
  • Cereais: feijão e grão-de-bico
  • Legumes: repolho e couve-flor

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Por que suportamos ou até gostamos de nosso próprio pum?

Fonte: Super

Imagem: Conteúdo MS Super Catraca Livre

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br