Conectado por

Uncategorized

Cristãos devem se casar com pessoas de outra fé? Pastor responde


Compartilhe:

Publicado por

em

O pastor Matt Boga, da Igreja Reality de Stockton, na Califórnia (EUA), respondeu à pergunta de um estudante universitário de 20 anos: “Uma pessoa cristã pode se casar com alguém de outra fé?”.

P U B L I C I D A D E

Boga já é casado, tem três filhos e disse que a pergunta veio de um aluno que ele discipula. A resposta bíblica, segundo ele, não é tão satisfatória para muitas pessoas.

“Precisamos fazer o trabalho mais difícil, mas necessário, para entender por que a Bíblia instrui os cristãos a não se casarem com não-cristãos. Ao longo do caminho, descobriremos uma visão de casamento mais bonita e que glorifica a Deus, uma visão que os cristãos que buscam o casamento podem desejar”, explicou através de seu artigo no site The Gospel Coalition.

‘A resposta tem raízes no jardim’

Segundo o pastor, a resposta de por que os cristãos não devem se casar com não-cristãos tem raízes no jardim, com Adão e Eva, mostrando que a união do casal os transformaria numa só pessoa.

“O casamento não é simplesmente um homem e uma mulher unidos por um contrato, eles são unidos para fazer algo novo por meio de uma aliança mantida por Deus”, disse ao mencionar que a queda, no entanto, mudou esse propósito de matrimônio.

Boga lembra que Deus determinou leis para o casamento. Em Êxodo e Deuteronômio, o pastor lembrou que Deus ordenou aos cidadãos de Israel que não se casassem com pessoas de outros povos, a fim de não ter envolvimento com outros deuses.

“Neemias também enfatizou sobre o assunto novamente na cerimônia de renovação da aliança, quando os exilados retornaram da Babilônia”, relacionou.

Pureza da adoração

“Embora esse mandamento possa soar estranho aos nossos ouvidos ocidentais do século 21, as proibições de Deus contra o casamento de seu povo com as nações não são racistas, mas religiosas”, disse Boga.

“Deus está preocupado com a pureza da adoração de seu povo, não com a pureza de sua linhagem. A necessidade dessa proibição talvez seja exibida de maneira mais vívida na vida do rei Salomão”, continuou.

O rei Salomão ficou conhecido pela sabedoria que recebeu de Deus, pelo seu governo e sua riqueza. “Mas, tragicamente, ele casou-se com muitas mulheres estrangeiras que o afastaram do Senhor”, lembrou o pastor.

Ao afastar-se da verdadeira adoração a Deus e se casar com mulheres idólatras, Salomão foi o maior exemplo e serve de resposta à pergunta sobre cristãos se casarem com não cristãos.

“Por que tantos de nós pensamos que seremos a exceção? Porque quando um cristão se casa com um não-cristão, ele está unido ao mundo. O cristão não está apenas apegado, mas fundido aos caminhos da impiedade com um cônjuge que rejeita o caminho do reino de Deus”, explicou.

‘Jugo desigual com incrédulos’

Conforme Boga, muitos podem usar de argumento que a Bíblia fala ao povo de Israel e não à Igreja de Cristo: “Mas o princípio permanece o mesmo. O casamento não mudou e nem Deus. Embora o reino de Cristo não seja definido por fronteiras físicas, mas se estenda até os confins da terra, o povo de Deus ainda é uma ‘nação santa’ chamada para ser santa como ele é santo”.

O pastor também citou o Novo Testamento, onde diz que os solteiros que estão buscando casamento, devem se casar “somente no Senhor”. Em outro lugar, falando mais amplamente sobre a igreja, Paulo explica que não devemos estar “em jugo desigual com os incrédulos” (2 Co 6.14).

“Devemos nos unir em casamento a alguém que nos ajudará a correr a corrida com perseverança, conforme Hb 12.2, e adorar a Deus como devemos, além de proclamar o Evangelho ao mundo, para Sua glória e para o nosso bem”, concluiu o pastor.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE THE GOSPEL COALITION

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br