Conectado por

Economia

Crescimento das exportações da China se estabiliza, e importações sobem mais que o esperado


Compartilhe:

Publicado por

em

A China manteve um sólido crescimento das exportações de 12,6% em maio, ligeiramente menor do que em abril mas ainda uma boa notícia para as autoridades do país no momento em que lidam com duras negociações comerciais com os Estados Unidos.

P U B L I C I D A D E

As importações também subiram mais do que o esperado em maio e no ritmo mais rápido desde janeiro, com os dados sendo divulgados no momento em que a China prometeu a seus parceiros comerciais, incluindo os EUA, que serão adotadas medidas para aumentar as importações.

A expectativa em pesquisa da Reuters junto a analistas era de alta de 10% nas exportações em maio, mas o resultado mostrou pouca perda de força ao ficar em linha com os 12,7% de expansão vistos em abril.

Mas independentemente das chances de uma guerra comercial, analistas alertam que o crescimento das exportações da China deve estagnar.

“Mesmo que uma guerra comercial seja evitada, o crescimento comercial chinês ainda deve diminuir ao longo do próximo ano conforme a economia global perde força e obstáculos à demanda doméstica devido à expansão mais lenta do crédito se intensificam”, escreveu em nota Julian Evans-Pritchard, economista sênior da Capital Economics.

As importações cresceram 26% em maio, informou a Administração Geral de Alfândega, superando a expectativa de analistas de 18,7%, e após alta de 21,5% em abril.

O superávit comercial da China diminuiu para US$ 24,92 bilhões em maio, frente a US$ 28,38 bilhões em abril, e ficou bem abaixo da expectativa de analistas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br