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Economia

Cresce procura por alimentos sem glúten no mundo e brasileira fatura alto com fábrica de tapioca nos Estados Unidos


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Verônica Oliveira fatura US$ 1,5 milhão por ano com restaurante e fábrica de tapioca

P U B L I C I D A D E

Mais do que tendência, a procura por alimentos mais saudáveis se tornaram hoje um novo comportamento que está só crescendo pelo mundo. O número de pessoas que buscam reduzir o consumo de glúten, por exemplo, aumentaram mais de 400% nos últimos 15 anos, segundo dados do Conselho Nacional de Saúde. Atualmente, devido ao fácil acesso e acompanhamento de notícias, muitas pessoas têm se conscientizado quanto aos hábitos de consumo alimentar.

A empresária Verônica Oliveira, é um exemplo do reflexo também na economia desse estilo de vida, empreendedora de sucesso nos E.U.A., ela se destaca com vendas de tapioca, um sabor nordestino que conquistou todo o mundo, com faturamento anual de US$ 1,5 milhão.

A tapioca além de ser um alimento mais saudável, é livre de glúten, low carb, vegano, sem açúcar, sem conservantes e sem sódio, e com várias possibilidades de sabores, ela conquista todo público, por isso o sucesso de vendas e um bom faturamento no final do mês“, conta Verônica.

A baiana, que vive hoje nos Estados Unidos, tem 16 funcionários diretos e emprega 50 indiretamente, acredita que esse crescimento de consumos por produtos sem glúten, vem da busca de uma qualidade de vida mais saudável e não só por aqueles que têm intolerância a glúten ou lactose.

Seja por motivo de saúde ou por opção de consumo, o mercado de produtos sem glúten é tendência no mundo todo e está em franca expansão, principalmente por atingir diversos públicos, inclusive os veganos, que também estão em ascensão“, diz a empresária.

Assim, os alimentos industrializados “livres de”, em que o fabricante tira de sua composição algum dos nutrientes que podem causar mal-estar ao consumidor, cresceram a um ritmo de 8% ao ano entre 2012 e 2017 na América Latina, aponta a Euromonitor. Com isso, o aumento de empreendedores nesse nicho também teve um aumento significativo e com previsão de alta no índice de faturamento nos próximos anos.

Sobre Verônica Oliveira 
Veronica Oliveira iniciou sua empresa com apenas 30 dólares, custo dos ingredientes das primeiras tapiocas recheadas, que ela fez para vender aos amigos e conhecidos. Era para ser apenas duas semanas, mas ela nunca mais parou e se tornou um negócio sólido até os dias de hoje, com faturamento anual de US$1,5 milhão de dólares.

A baiana que chegou nos Estados Unidos em 2009, com o sonho de prosperar, trabalhou durante 4 anos limpando casas, escritórios e bancos, para se manter no país. Porém, o que ela gostava mesmo era de cozinhar, então, surgiu a ideia de fazer tapioca recheada para amigos e clientes, após as faxinas, para aumentar a renda da família. Em 2015, Verônica comprou um restaurante, o BR Takeout, com foco na comida mineira e nordestina, na cidade de Framingham- Massachusetts.

Verônica aprendeu a fazer a iguaria com sua mãe e sua avó no sertão da Bahia e anos depois apostou na goma por ser um alimento versátil, que combina com diversos recheios. Hoje ela é proprietária de uma fábrica de tapioca vegana, sem glúten, sem açúcar, sem conservantes e sem sódio, comercializada em vários pontos de vendas em Massachusetts e com entrega para todo os Estados Unidos. Oliveira emprega 16 funcionários diretos e 50 funcionários indiretos. Além de dirigir duas empresas, ela também dá mentoria para mulheres que desejam empreender e começar do zero, assim como ela.

Não é o quanto você sabe e sim o quanto você aplica e não existe sorte. A sorte é trabalhar, não desistir, errar, falhar no meio do caminho, até acertar”, revelou a baiana milionária.

 

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