Conectado por

Economia

Contagem regressiva para a entrega do IR: especialista em criptoativos explica como fazer a declaração das moedas virtuais


Compartilhe:

Publicado por

em

Desde 2021, as cripotomoedas precisam ser informadas à Receita Federal. Veja pontos de atenção, segundo CEO da Omega Digital Assets 

P U B L I C I D A D E

Este é o último mês para entregar a declaração do Imposto de Renda e, com a crescente popularidade das criptomoedas, os contribuintes precisam lembrar que são obrigados a informar à Receita Federal os ativos digitais que possuem em registro. É importante estar atento às novas regras para evitar problemas com a Receita, já que desde 2021 os ativos foram incluídos como bens passíveis de declaração, por isso, é necessário estar ciente das obrigações fiscais e saber como declarar corretamente.

 

Para tanto, é necessário informar a quantidade de moedas virtuais adquiridas, assim como o valor de aquisição e o valor de venda das transações feitas durante o ano-calendário de 2022. Outro ponto importante é que as informações devem ser fornecidas em reais, e não em criptomoedas.

 

“Por mais que a fiscalização dos ativos digitais ainda não esteja totalmente regulamentada, investidores que possuem NFTs ou criptomoedas precisam incluí-las na declaração. Por ser um assunto ainda recente, o ideal é procurar por um especialista em carteiras para que ele auxilie durante todo o processo”, comenta João Pedro Aguiar, diretor jurídico da Omega Digital Assets, casa de investimentos em cripto e wealth tech especializada em consultoria de ativos digitais, blockchain e criptomoedas.

 

Paulo pontua, ainda, que a omissão de informações ou a declaração incorreta pode acarretar em multas. Por isso, alerta que é necessário estar totalmente atualizado sobre as regras e fazer a declaração com muita atenção.

 

“É obrigado a declarar o contribuinte que tinha, até 31 de dezembro do ano passado, uma unidade de qualquer criptomoeda que deve ser declarada como ‘bem e direito’ na ficha. Os documentos que comprovam as operações precisam estar guardados, caso a Receita solicite a verificação”, completa o diretor jurídico da Omega Digital Assets.

Sobre Omega Digital Assets

A Omega Digital Assets é uma wealth tech especializada em consultoria de ativos digitais, blockchain e criptomoedas. A empresa é uma casa de investimentos com produtos próprios e produtos das maiores casas de investimentos cripto do Brasil e do mundo. Fornece, por meio de um sistema próprio, compra e venda de ativos diretamente da carteira do cliente, sem que a empresa precise da custódia do capital. Criada em 2018 pelos sócios-fundadores Paulo Fernando Bertholdo Braga e João Vitor Eloy, entusiastas do setor de tecnologia, finanças e do mundo cripto, a companhia tornou-se, em março de 2022, broker da segunda maior corretora cripto do mundo, a OKX, possuindo uma corretora própria em uma de suas verticais. A Omega, desde sua criação, cresce sua base de clientes 150% por ano e desenvolve novos produtos de infra-estrutura para o mercado cripto, como plataformas de social trading whitelabel e seu aplicativo educacional, o OmegaPRO.

AI

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br