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Consumidores gastarão mais neste Natal, indica pesquisa


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A maior parte dos consumidores gastará mais nas compras de Natal deste ano. De acordo com uma pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC, 57% dos consumidores pretendem gastar até R$ 500 com as despesas desta época, incluindo alimentos, presentes, viagens ou mesmo outras necessidades. Outros 14% irão gastar entre R$ 501 e R$ 700; 10% entre R$ 701 e R$ 900; e 19% acima de R$ 900.
O valor médio previsto com todos os gastos será de R$ 482,54. O montante é 4,5% maior do que o previsto no ano passado (o ticket médio em 2017 foi de R$ 461,54). Estes dados fazem parte da Pesquisa Hábitos de Consumo de Natal e Fim de Ano elaborada pela Boa Vista, com mais de 1.300 pessoas em todo o país, entre outubro e novembro.
Presentes mais caros
Consumidores também estão dispostos a desembolsar mais pelos presentes. Neste ano, o gasto médio por presente será de R$ 53,37. É 1% maior que o de 2017, quando o valor gasto foi de R$ 52,86. O valor é o mais alto dos últimos 5 anos.
O levantamento também identificou que o impacto dos que gastarão menos nesta data comemorativa será perceptível na quantidade de presentes, já que 68% comprarão menos presentes neste Natal (contra 70% em 2017). Por outro lado, 72% dos consumidores disseram que gastarão menos dinheiro neste Natal e Fim de Ano. No ano passado, 75% tinham esta intenção. E 11%, por sua vez, afirmaram que irão gastar mais, contra 9% em 2017.
 
Segundo Jonas Alves, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado de Mato Grosso (Facmat) e da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), o aumento do gasto do consumidor neste Natal está ligado à disponibilidade de desembolsar mais para comemorar as datas festivas.
“O Natal tem um peso muito importante para o comércio. Nota-se que reduziu a quantidade de presentes, mas por outro lado, o gasto total com as compras e presentes aumentou. Isso é resultado da empregabilidade que cresceu neste ano em Mato Grosso e no país”, afirma.
 
Forma de pagamento
Lojas de departamento, centros comerciais, galerias e hipermercados lideram a lista de locais com intenção de compras, indicado por 38% dos entrevistados. As lojas de rua ocupam a 2ª posição e foram apontadas por 32%. Lojas de shoppings figuram na 3ª posição (30%).
A maioria dos consumidores (67%) pagarão a maior parte das compras à vista. No ano passado foram 71%. Destes, 45% irão utilizar o dinheiro, seguido por cartão de débito (36%). O cartão de crédito aparece como 3ª opção de pagamento à vista e o boleto/carnê com o 4ª lugar, com 3% dos respondentes.
Os outros 33% dos consumidores irão parcelar o valor gasto com as compras de Natal e Final de Ano (37% em 2017). Destes, 58% irão parcelar em até 3 vezes e outros 42% parcelarão o valor acima de 4 vezes.
 
“A maior parte dos consumidores quer pagar as contas à vista, o que indica que há dinheiro na mão, resultado da liberação do 13º salário e da maior circulação de dinheiro nesta época do ano, até mesmo para quem não tem 13º e trabalha de forma autônoma. A pesquisa indica que o Natal deste ano será satisfatório para o comércio. Portanto, é fundamental o empresário oferecer condições de pagamento atrativas e um bom atendimento para atrair o consumidor”, finalizou Jonas Alves. (Com informações da Boa Vista SCPC)
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