Conectado por

Opinião

Constelação organizacional: solução simples para problemas complexos – Por Simone Bernardino


Compartilhe:

Publicado por

em

A constelação organizacional é uma técnica similar a constelação familiar, mas neste caso aplicada em empresas com o intuito de identificar os motivos de problemas que geralmente são causados por questões comportamentais. A técnica identifica origens e propõe possíveis mudanças e melhorias em busca do resultado positivo.

P U B L I C I D A D E

Esta ferramenta estratégica de autoconhecimento vem da ciência fenomenológica, que tem como base a convivência familiar do indivíduo. Desde o nascimento até a vida adulta, como meio fundamental para a formação de caráter e aprendizados, além dos reflexos nos comportamentos e atitudes.

Você já parou para pensar o quanto a relação com seus irmãos, tios e avós afetam a sua vida no trabalho? Entende como a convivência e as experiências familiares impactaram a sua vida?  O comportamento mais reativo de um profissional tem muito a ver com a história familiar dele.

Pode ser que a liderança o deixe desconfortável, mas até nesta questão, a constelação organizacional pode colaborar, ela identifica pontos que precisam ser corrigidos.

Por muitas vezes o empresário se vê em situações complicadas e até recorrentes como: redução da clientela, funcionários, demissionários, não sabe como inovar, queda no faturamento e sem expansão do negócio, dificuldade de comunicação com a equipe, dificuldade de liderança, entre outros.

A situação se complica a tal ponto que chega a gerar um emaranhamento em diversos setores de uma empresa, como comercial, marketing, administrativo ou financeiro.

Diante desses problemas muitos empresários buscam a “visão sistêmica”, (ou seja, olhar tudo de todos os pontos de vista pessoal e familiar) e a metodologia de constelação organizacional para solucionar os conflitos e evitar danos maiores na empresa.

Por meio deste processo de análise é preciso identificar comportamentos que colaboram para problemas e assim, orientar ao posicionamento adequado para que sejam resolvidos.

As empresas são feitas de pessoas e pessoas tem histórias e famílias. Comportamentos e hábitos construídos em crenças podem impedir a empresa de crescer e o profissional de se destacar no mercado.

A meta originária da constelação organizacional é propor soluções. Este processo é uma maneira inovadora de diagnosticar situações (internas e externas) em uma organização. A técnica olha o todo o sistema (empresa, clientes internos, clientes externos, fornecedores, mercado, tributação, Estado, etc), para propor ações e novas visões para futuro de resultado nas ações estratégicas.

A análise de cenário de forma clara traz soluções à problemas que antes não eram vistos. Assim, com mais clareza e ações mais assertivas, práticas e objetivas, na área de gestão, recursos humanos, marketing e comercial o empresário terá melhores resultados e com mais rapidez.

Simone Bernardino é mentora sistêmica de Pessoas e Negócios, escritora, palestrante internacional e master coach advanced trainer.

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br