Conectado por

Porto Velho

Conheça o peixe transparente do rio Madeira que tem a bexiga no formato da letra grega Pi


Compartilhe:

Publicado por

em

“Alguém sabe que peixe é este?”. O questionamento do pescador João Cordeiro gerou várias teorias sobre um minipeixe transparente que ele encontrou durante uma pescaria pelas águas do rio Madeira, em Porto Velho(RO). Assista no vídeo acima.

P U B L I C I D A D E

Lambari albino, lambari “sem roupa”, sardinha e até “peixe Gasparzinho” foram alguns palpites feitos nas redes sociais sobre a identidade do pequeno animal.

g1 consultou alguns especialistas que identificaram o peixe como Protocheirodon pi, mais conhecido como Crystal Tetra — um gênero bem recente e pouco conhecido por estudiosos do mundo marinho.

Fernando Dagosta, especialista em diversidade e biogeografia de peixes de água doce e professor na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), listou algumas das curiosidades conhecidas até o momento sobre o pequeno animal transparente.

De onde veio o nome ?

 

O corpo translúcido do Crystal Tetra é uma das características que chamam mais atenção. Porém, há outro detalhe bem interessante em seu corpo, que, inclusive, deu a ele o nome que possui: uma bexiga natatória que tem um formato semelhante à letra grega Pi (?).

“Isso é uma característica única, nenhum outro tem. Geralmente, os peixes têm essa bexiga natatória estendida no corpo. Nesse bicho, ela é dobrada. E aí os pesquisadores pensaram: ‘olha parece a letra Pi'”, explicou Fernando.

Peixe tem bexiga no formato da letra grega Pi  — Foto: Arte g1

Peixe tem bexiga no formato da letra grega Pi — Foto: Arte g1

Protocheirodon pi é um peixe bem pequeno, podendo chegar a aproximadamente 4 centímetros, no máximo. Segundo pesquisadores, apesar de o peixe que João Cordeiro mostra no vídeo ser do tamanho da ponta de seu dedo, o animal já está em sua fase adulta.

 

Ele se alimenta principalmente de insetos e sementes que caem no rio. Outro aspecto interessante da espécie é que os machos e as fêmeas são idênticos. Por esse motivo, só é possível identificá-los através da dissecação.

Peixe como Protocheirodon pi, mais conhecido como “Crystal Tetra” — Foto:  Martin e Peter Hoffmann/ Reprodução

Peixe como Protocheirodon pi, mais conhecido como “Crystal Tetra” — Foto: Martin e Peter Hoffmann/ Reprodução

Onde eles podem ser encontrados?

 

Um estudo publicado em 2016 pelos pesquisadores Richard Vari, Bruno Melo e Claudio Oliveira mapeia os lugares onde o Protocheirodon pi é encontrado. Os principais ficam nas partes central e oeste da bacia amazônica, como os rios Amazonas, Solimões, Purus, Madeira e Ucayali.

Mapa mostrando a distribuição de Protocheirodon pi  — Foto: Arte g1

Mapa mostrando a distribuição de Protocheirodon pi — Foto: Arte g1

O pesquisador ressalta que eles vivem nesses locais porque são típicos de “água branca”, aquelas com presença de sedimentos. Ele é um peixe que vive mais nas margens dos rios.

“É um peixe típico dessa água e, provavelmente, esse corpo transparente que ele tem seja útil para viver numa água como essa: uma água escura, onde ele possa passar despercebido dos predadores”.

Por ser bem distribuído pela Amazônia, tanto no Brasil como em outros países como Peru e Colômbia, não há registros de que o Protocheirodon pi corra risco de extinção.

G1.globo.com

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br