Conectado por

Nacional

Confira 5 dicas para utilizar eletroeletrônicos e eletrodomésticos de forma econômica e sustentável


Compartilhe:

Publicado por

em

Produtos eficientes, fontes de energia renovável e descarte correto são algumas das recomendações da ABREE

P U B L I C I D A D E

Ter uma casa econômica e sustentável não significa renunciar ao conforto e dos benefícios oferecidos pelos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos modernos. Pelo contrário, é possível desfrutar desses itens enquanto se maximiza a eficiência energética, reduz os custos e contribui para a preservação do meio ambiente. Nesse contexto, a ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos) destaca algumas mudanças que podem ser aplicadas na rotina para alcançar esses objetivos. 

Para tornar o lar um ambiente mais econômico e sustentável, Helen Brito, Gerente de Relações Institucionais da ABREE, lista uma série de mudanças que podem fazer toda a diferença. Confira: 

  • Escolha produtos eficientes em energia: Ao adquirir novos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, opte por aqueles com alta eficiência energética. A escolha de equipamentos com selos de eficiência energética resulta em menor consumo de energia, refletindo em contas de luz reduzidas e um impacto ambiental mais positivo. 
  • Pratique o consumo consciente: Desligue os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso para evitar o consumo de energia em standby. Além disso, maximize a eficiência dos seus equipamentos, como enchendo a máquina de lavar roupa ou a lava-louças antes de ligá-los. 
  • Utilize fontes de energia renovável: Considere adotar fontes de energia renovável, como a instalação de painéis solares ou turbinas eólicas, para suprir parte ou toda a demanda energética de sua casa. Essas alternativas limpas diminuem a dependência de combustíveis fósseis, resultando em uma redução significativa da pegada de carbono. 
  • Recicle e descarte corretamente: Quando for necessário substituir seus produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, certifique-se de reciclá-los de maneira correta. Diversos materiais podem ser reutilizados em novos ciclos produtivos ou reciclados, evitando que terminem em aterros sanitários e reduzindo o impacto ambiental. Para encontrar o ponto de recebimento mais próximo para esses produtos, basta acessar o site da ABREE e informar o CEP e o tipo de produto. 
  • Incentive a conscientização: É fundamental conscientizar sobre a importância da economia de recursos, do descarte adequado de resíduos e do consumo responsável, para motivar todos a fazerem escolhas mais sustentáveis no dia a dia. 

“Quando incorporamos esses hábitos em nosso dia a dia, eles têm o potencial de causar um impacto significativo na conservação do meio ambiente e na saúde pública. Os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos estão disponíveis para nos auxiliar, simplificar tarefas e proporcionar conforto, sem que isso represente uma ameaça ao nosso planeta. Portanto, é fundamental adotarmos um consumo consciente, que abranja desde a compra até o descarte, como forma de progredir em direção à sustentabilidade”, ressalta Helen Brito, Gerente de Relações Institucionais da ABREE. 

Sobre a ABREE:   

Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 53 associados que representam 169 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/ 

Publicidade



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br