Conectado por

Concursos

Concurso Polícia Civil PC PR 2018: Edital terá 100 vagas para Escrivão

Publicado por

em

O concurso da Polícia Civil do Estado do Paraná (Concurso PC PR 2018), autorizado com 100 vagas para o cargo de Escrivão de Polícia, já está autorizado e com comissão de trabalho definida. Acontece que foi publicado no Diário Oficial do Estado, a comissão que trabalhará na elaboração do certame (veja abaixo). O concurso contará, conforme autorização do governador do Estado, Beto Richa, com 100 vagas. O salário inicial é de R$ 5.752,41.

Continua após a publicidade

De acordo com o documento, o grupo de trabalho será constituído pelos seguintes membros: Drª. Luciana de Novaes (presidente); Drª. Daniele de Oliveira Serighelli (suplente da presidência); Dr. Sebastião Ramos dos Santos Neto e Dr. Jairo Amódio Estorílio (membros efetivos); Dr. Eduardo Marcelo Castella e Dr. Alexandre Rorato Maciel (membros suplentes); Silvio Romero Rodrigues Carvalho, Ivone Cândida Oliveira Laurentino, Raquel Silva de Andrade e Luís Gustavo Oribka (Servidores para secretariarem os trabalhos).

“Esse é um reforço importante na segurança pública do Paraná, que se soma a série de investimentos nesta área. É mais uma medida para fortalecer o trabalho da segurança em todo o estado e levar um serviço a altura das necessidades dos paranaenses”, afirmou o governador. “A população está mais protegida, hoje, devido a atuação dos nossos policiais”, disse ele.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Naylor Robert de Lima, será montada uma banca responsável pelo concurso para contratação de 100 escrivães. Serão elaborados a produção do edital, a escolha da data da prova e outros detalhes.

Após todos os trâmites legais, o edital será publicado em Diário Oficial. “Esse é um anseio antigo e, por isso, vamos acelerar todo o processo para efetivar o concurso e atender essa demanda”, afirmou o delegado.

O Concurso Polícia PC PR 2018

A autorização do concurso da Polícia Civil/PR já havia sido confirmada pelo Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (SINCAPOL) no mês passado. “Uma das muitas lutas travadas pelo Sinclapol foi vencida pela classe. Nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro foi autorizado pelo Governo do Estado do Paraná a realização de novo concurso para o cargo de escrivão da Polícia Civil do Estado do Paraná. Serão abertas 100 vagas imediatas mais cadastro reserva”, diz o texto.

O Sindicato frisou que a autorização do concurso da Polícia Civil do Paraná 2018 foi uma resposta ao trabalho incessante do presidente licenciado do Sinclapol, André Luiz Gutierrez junto ao Governador Beto Richa para a solução do grave problema da falta de efetivo na Polícia Civil do Paraná. Gutierrez, mesmo assumindo a presidência da Cobrapol-Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, sempre manteve o apoio ao Sinclapol e policiais civis do Paraná.

O SINCLAPOL alega que o trabalho do Sinclapol junto ao governo do Paraná não foi interrompido, ao contrário, as ações foram intensificadas, lideradas pelo atual presidente, Fabio Barddal Drummond.

Necessidade de concurso

A falta de escrivães é uma das situações mais grave registrada na Polícia Civil do Paraná. As últimas nomeações para o cargo foram realizadas em 2014. Desde então, o Sinclapol, através de sua diretoria, vinha intensificando sua luta pela realização de novo concurso e consequente contratação de policiais.

Publicação do edital

O edital de concurso da Polícia Civil/PR e a realização das provas estão previstas para acontecerem ainda este ano.

Atribuições

O Escrivão de Polícia Civil tem missão de I – Cumprir e fazer cumprir as ordens, despachos ou determinações emanadas do Delegado de Polícia Titular da Unidade Policial ou da que preside o procedimento investigatório; II – Dirigir e fiscalizar os trabalhos cartorários, da Corregedoria, Delegacias Especializadas, Distritos Policiais e demais Delegacias de Polícia; III – Lavrar e subscrever os autos e termos adotados na mecânica processual, sob a orientação do Delegado de Polícia; IV – Fiscalizar a continuidade dos processos ou inquéritos distribuídos, providenciando a sua normalidade seqüencial; V – Expedir certidões a requerimento das partes, firmadas por Delegado de Polícia e após despacho autorizatório deste; VI – Fornecer certidões verbum ad verbum de pessoas processuais quando deferidas pelo Delegado de Polícia; VII – Proceder, quando determinado, a todos os termos de natureza processual bem como autos de prisão em flagrante, apreensão, depósito, acareação, reconhecimento, qualificação, interrogatório; colheita de material gráfico; termos de declaração, fiança, compromisso, representação; expedir mandados de intimação, busca e apreensão e demais autos e termos processuais; subscrevendo-os quando formalizados por auxiliares; entre outras tarefas.

Requisitos do cargo de Escrivão – Concurso PC PR 2018

São condições e requisitos legais para provimento no cargo de Escrivão de Polícia, conforme o último concurso:

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou, no caso de nacionalidade portuguesa estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos na forma do disposto no artigo 13 do Decreto n. 70.436, 18/04/72;

b) Ter, no mínimo, 21 anos;

c) Gozar dos direitos civis e políticos; estar quite com as obrigações eleitorais; estar quite com as obrigações do serviço militar, para os candidatos do sexo masculino; Não estar incompatibilizado com nova investidura em cargo público;

d)  Para o cargo é exigido a obtenção de diploma, devidamente registrado, de conclusão de qualquer curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação ou certidão que comprove ter o candidato colado grau e, neste caso, com a comprovação de estar sendo providenciado o registro do diploma, na forma da lei.

e) Não registrar antecedentes criminais e não responder a processo penal ou administrativo, ou inquérito policial que o inabilite para o exercício do cargo; Não ter sofrido penalidades nem ter praticado atos desabonadores no exercício da função pública, da advocacia ou da atividade privada; e

f) possuir Carteira Nacional de Habilitação para dirigir veículos automotores, com exame de saúde dentro do prazo de validade, na categoria B ou superior.

Provas Concurso PC PR 2018

A expectativa é que os inscritos no concurso sejam avaliados por provas objetivas com as mesmas disciplinas do último concurso, realizado em 2009, quando contou com matérias de Português / Interpretação de texto, Conhecimentos Gerais, Noções de Informática e Raciocínio Lógico no bloco de conhecimentos básicos e Noções do Estatuto da Polícia Civil, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Processual Penal e Noções de Legislação Específica no bloco de conhecimentos específicos.

Último Concurso PC PR

O último concurso da Polícia Civil do Paraná foi divulgado em 2009. Na ocasião, foram ofertadas oportunidades para Escrivão, Investigador e Papiloscopista. Todos os cargos exigiam nível superior com formação em qualquer área e idade mínima de 21 anos. O certame foi composto por Prova de Conhecimentos Gerais, Prova de Conhecimentos Específico, Prova de Higidez Física, Prova de Aptidão Física e Investigação de Conduta.

Informações do concurso
  • Concurso: Polícia Civil do Paraná
  • Banca organizadora: a definir
  • Cargo: Escrivão de Polícia
  • Escolaridade: superior
  • Número de vagas: 100
  • Remuneração: R$ 5.752,41
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: AUTORIZADO

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *