Conectado por

Concursos

Concurso do Ibama prevê mais de 1.400 vagas em todo o país

Publicado por

em

Novas oportunidades de concursos para o Ibama foram divulgadas. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis publicou no Diário Oficial da União que abrirá processos de seleção para provimento temporário para Brigadistas, Chefes de Esquadrão, Chefes de Brigada e Supervisores de Brigada.

Continua após a publicidade

Ao todo, o órgão está autorizado a contratar 1.481 profissionais para fazer a prevenção e o combate dos incêndios florestais durante o período de seca. As vagas estão distribuídas pelos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Tocantins e Distrito Federal.

A maioria das lotações não será para as capitais. Os concursos PE, por exemplo, serão para os municípios de Petrolina e Serra Talhada, enquanto os do Piauí serão nas localidades de Floriano, Alvorada do Gurguéia, Curimatá e Uruçuí.

Vale ressaltar que o período de inscrições, a indicação do quantitativo de vagas, os critérios de seleção e outras informações importantes serão divulgadas na página do Ibama. O edital completo do concurso ainda não foi publicado.

Concurso IBAMA: mais de duas mil oportunidades para cargos efetivos

Outra boa notícia para quem deseja passar em um concurso do Ibama é que o órgão junto à União solicitou ao Ministério da Economia um novo certame. O instituto possui 2.820 cargos vagos e solicita novos concursos desde 2016, mas todos são negados, pois o Governo Federal alega “limitações verbais e orçamentárias.

Além da falta de novas contratações e processos seletivos, os pedidos de aposentadoria no órgão foi um dos grandes responsáveis pela diminuição do quadro de funcionários. Luiz Antônio Correia, diretor de Planejamento, Administração e Logística do IBAMA, constatou que 25% dos servidores públicos que estão trabalhando se aposentarão nos próximos três anos, deixando 850 vagas livres em diferentes cargos.

Foram solicitadas 2.311 vagas, sendo divididas em Analista Ambiental (970), Analista Administrativo (336) e Técnico Administrativo (1.005), na carreira de Especialista em Meio Ambiente, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. O pedido deve ser incluso na proposta do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2021.

As oportunidades estão previstas para os níveis médio e superior para os cargos de Gestor Ambiental, Gestor Administrativo, Analista Ambiental, Analista Administrativo, Técnico Ambiental, Técnico Administrativo e Auxiliar Administrativo – para todas as vagas, os editais preveem 40 horas semanais. Para os candidatos interessados nas especialidades administrativas, é exigida, além da graduação, a habilitação legal específica. Para a especialidade ambiental, o registro em órgão de classe pode ser solicitado em algumas vagas. As remunerações dos vencimentos iniciais para os aprovados variam de R$ 2.222,94 a R$ 4.720,84.

O certame de 2020 ainda não teve todas as informações divulgadas. Entretanto, especula-se sobre a banca a ser escolhida, já que a Cebraspe geralmente organiza as provas, que costumam ser objetivas e discursivas. Após a aprovação, os candidatos passarão por um curso de ambientação, para nivelamento e treinamento necessário para desenvolver as funções.

ASSESSORIA