Conectado por

Concursos

Concurso Caixa: estatal pede que convocados não deixem emprego atual


Compartilhe:

Publicado por

em

Mais um chamamento de aprovados no concurso Caixa 2014 tem sido realizado neste ano. No entanto, o e-mail de convocação enviado pela estatal tem gerado dúvidas nos candidatos.

P U B L I C I D A D E

De acordo com o e-mail enviado para a comprovação dos requisitos, a estatal ressalta que os candidatos não devem solicitar o desligamento de seus empregos atuais, antes da contratação ser confirmada.

Segundo a presidente da comissão dos aprovados no concurso Caixa 2014, Natalia Dias de Oliveira, o novo e-mail está sendo enviado para evitar transtornos aos candidatos.

“Eles modificaram os contratos de trabalho e estão pedindo para as pessoas não pedirem demissão dos empregos até receberem o segundo telegrama. Eu tinha conversado com a vice-presidente da Caixa, porque quando eles receberam a citação do TCU, eles (a estatal) deram um intervalo para o e-mail de contratação. Então nesse intervalo, as pessoas ficaram enlouquecidas, porque pediram demissão e não receberam o segundo e-mail”, explicou a presidente da comissão.

Essa mudança ocorreu porque o Tribunal de Contas da União (TCU) considerou ilegal as admissões de empregados ocorridas por meio de ações judiciais trabalhistas.

No entanto, no último dia 7, o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO) decidiu a favor das contratações dos aprovados no concurso Caixa 2014.

O órgão avaliou a Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público do Trabalho, que visa à convocação desses candidatos. A ACP tem como assinantes a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica (Fenae) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Segundo a representante eleita dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano, por determinação, o desembargador presidente da turma convalidou expressamente as contratações efetuadas com base na liminar de prorrogação de validade do concurso.

“A decisão foi favorável às contratações. Vitória importante para os empregados, para as entidades e para a população, que precisa ser bem atendida” disse Rita Serrano.

Vale lembrar que ainda cabe recurso por parte da Caixa. Desta forma, caso vença o processo, as admissões feitas, por ordem judicial, podem ser revertidas.

Apesar dessa possibilidade, sindicalistas acreditam que a Caixa não deve ganhar a ação. Além disso, os últimos atos da estatal reforçam a necessidade por essas contratações.

Caixa anunciou 7,7 mil contratações para 2021

No dia 17 de março, novas convocações do concurso Caixa 2014 foram anunciadas. Na ocasião, o presidente da estatal, Pedro Guimarães, afirmou que 7.704 contratações serão realizadas em 2021.

Antes disso, é preciso entender os números já anunciados pela estatal. Em fevereiro deste ano, a instituição confirmou que realizaria, até o final do ano, 1.566 contratações.

No momento, está em curso o chamamento de 566 aprovados em 2014. Já em março, mais 7.704 contratações foram anunciadas, sendo 2.766 somente com aprovados do concurso.

Segundo a Caixa, esse total anunciado, no entanto, já conta com as 1.566 chamadas divulgadas anteriormente. Desta forma, o aval da Sest foi para a convocação de mais 1.200 aprovados. Ou seja, ao todo serão 2.766 convocados neste ano de 2021.

Segundo a Caixa, os candidatos recebem a convocação por e-mail ou telegrama. Além disso, as convocações em andamento também são publicadas no site da estatal, na parte ”  Downloads – Concurso Público – Admissional  “.

As convocações fazem parte do novo plano de expansão do banco. Anunciado em janeiro, o projeto tem como objetivo a criação de 75 unidades em todo o Brasil, sendo 20 especializadas no Agronegócio.

A expansão visa aumentar a capilaridade do banco, com foco nas regiões Norte e Nordeste.

“A ação de expansão será a maior dos últimos anos na Caixa. O banco também ampliará  a quantidade de agências-caminhão de oito para 12 unidades”, disse a estatal em nota.

As outras vagas serão preenchidas por estagiários (1.162), além de vigilantes (2.320) e recepcionistas (1.456) terceirizados. Nesses dois últimos casos, segundo a Caixa, as contratações são feitas por empresas especializadas em tais serviços.

Concurso Caixa 2014 teve mais de 30 mil aprovados

O concurso Caixa 2014 vem se arrastando ao longo dos anos. A última seleção da estatal foi realizada em 2014. Na época, foram oferecidas vagas para os cargos de:

Todas as oportunidades foram para formação de cadastro reserva. O concurso foi um dos maiores do país, tendo mais de 30 mil aprovados.

Ao todo, a seleção teve mais de 1 milhão de inscritos e foi organizada pelo Cebraspe. A validade inicial do concurso era de um ano, podendo ser prorrogada por mais um.

Já contando com a prorrogação, o prazo terminaria no dia 16 de junho de 2016 para os técnicos e 26 de junho de 2016 para os médicos e engenheiros. No entanto, com a ACP, a validade foi prorrogada até o trânsito em julgado.

Folha dirigida

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br