Conectado por

Concursos

Concurso Caixa 2020: Edital continua sem previsão

Publicado por

em

A Caixa ainda não tem previsão oficial de abertura de um novo edital em 2020 (concurso Caixa). Como os candidatos já sabem, uma vantagem a mais em participar do próximo certame vai ser o fato do banco não poder mais abrir editais exclusivos para formar cadastro de reserva e com número irrisório de vagas, algo bem comum no passado.

Continua após a publicidade

A outra notícia que pode acalentar os ânimos um pouco mais é que, de acordo com os últimos pronunciamentos oficiais, este banco estatal não corre o risco de ser privatizado.

Diante do atual cenário, o melhor a fazer é prosseguir estudando com calma para o próximo concurso da Caixa. Os candidatos, de antemão, têm à sua disposição a vantagem do tempo disponível, e isso, quando bem equilibrado, pode ser bom.

Concurso Caixa: vagas imediatas e cadastro

A proibição de concursos exclusivos para cadastro no BB e na Caixa tem fundamento: para se ter uma ideia, em 2014, mais de 30 mil candidatos foram habilitados para o cargo de Técnico Bancário da Caixa!

Destes, apenas dois mil foram nomeados, o que levou os outros aprovados a questionarem na Justiça a falta de reposição de empregados, principalmente em razão do Plano de Aposentadoria Anual do banco.

Em 2019, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou que, caso o Ministério da Economia dê o aval, serão contratados 800 aprovados naquele concurso Caixa 2014.

Somando-se com os 2.000 candidatos PcD já contratados (por decisão judicial), o total de admissões será de 2.800 empregados. Um quantitativo, contudo, ainda bem abaixo do cadastro de reserva formado…

Para um novo concurso Caixa, acredita-se que serão abertas vagas para cargos que não foram contemplados no editais anteriores, como:

  • Arquiteto;
  • Engenheiro;
  • Médico do Trabalho;
  • Advogado;
  • Técnico Bancário Novo.

Últimos concursos da Caixa

Os dois últimos grandes concursos da Caixa foram os de 2012 e 2014. Para essas duas seleções, milhões de concurseiros se inscreveram de todas as regiões do país.

A oportunidade de 2012 foi exclusivamente voltada para a “tradicional” formação de cadastro reserva no cargo de Técnico Bancário Novo ou Escriturário (nível médio) e outros cargos de nível superior.

Já o certame de 2014, sob a responsabilidade do Cebraspe, abriu cadastro para Técnico Bancário Novo, Engenheiro (áreas Agronômica, Elétrica, Mecânica e Civil) e Médico do Trabalho.

Diante do quadro atual, portanto, vale reforçar o que os especialistas em preparação insistem em recomendar: os candidatos interessados devem manter vivo o projeto de se preparar com bastante antecedência para o concurso da Caixa.

E o melhor momento é sempre este: quando não há indicativo oficial algum de publicação de edital.

Concurso Caixa: remuneração de Técnico Bancário

Tomando como base o edital de 5 anos atrás, podemos dizer que a carreira de Técnico Bancário da Caixa é promissora. Na época, o salário inicial anunciado foi de R$ 2.025,00 mensais.

Além desse salário, há uma série de vantagens, como:

  • Participação nos lucros e nos resultados;
  • Plano de Saúde;
  • Plano de Previdência Complementar;
  • Auxílio-refeição;
  • Auxílio-alimentação.

Provas Concurso Caixa

Candidatos ao cargo de Técnico Bancário do último concurso passaram por prova objetiva e prova discursiva.

Para candidatos com nível médio, foram cobradas questões de:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Atualidades;
  • Ética;
  • Legislação Específica;
  • Conhecimentos específicos (ou de atendimento ou de tecnologia da informação e de conhecimentos bancários).

No último concurso, os candidatos precisaram realizar uma redação que teve o tema “Impactos positivos e negativos dos avanços tecnológicos na vida moderna”.

Já para candidatos às vagas de nível superior, a prova objetiva cobrou conteúdo de:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Matemática;
  • Noções de Direito;
  • Ética e Responsabilidade Social Empresarial.

Além disso, os candidatos passaram por provas discursivas e avaliação de títulos.

Dicas para as provas: código de ética da Caixa (comentário*)

A Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira do setor público, sendo a maior da América Latina, altamente reconhecida entre as camadas sociais mais baixas por conta dos seus serviços financeiros e juros mais acessíveis.

Toda empresa, sendo ela do setor público ou privado, deve ter de forma clara a sua missão e seus valores, fazendo destes uma base para a elaboração do seu Código de Ética.

Missão e Valores da Caixa

A CAIXA tem como missão promover a cidadania e o desenvolvimento do Brasil como uma instituição financeira, agente de políticas do setor público e uma grande parceira estratégica do país.

Dessa forma, ela vem conseguindo cumprir a sua missão de modo bem eficaz, já que é um dos maiores bancos do continente e é uma forte aliada em projetos do Governo Federal. Tais projetos ajudam no desenvolvimento do país, como o Programa Minha Casa Minha Vida, que vem beneficiando milhares de pessoa a realizar o sonho da casa própria.

Além do Programa Minha Casa Minha Vida, a Caixa é responsável também por cuidar dos direitos do trabalhador como o FGTS, PIS e Seguro Desemprego, sendo ainda responsável pelo Bolsa Família e o FIES.

Já como valores, a CAIXA prega que o seu trabalho tem fundamental importância para a sociedade, justamente por contribuir com projetos importantes do Governo que ajudam a melhorar o desenvolvimento urbano e a justiça social.

Outros valores que a Caixa Econômica preza são o orgulho que os trabalhadores devem ter em fazer parte da empresa, a importância de trabalhar em equipe, atividades baseadas na ética, respeito de ideias e diferenças, a liderança sempre deve ser feita pelo exemplo e a inovação faz parte da instituição.

Valores – Código de Ética

Os valores são princípios importantes para a convivência dos colaboradores de determinada organização. O Código de Ética da CAIXA é baseado nos seguintes valores:

  • Respeito;
  • Honestidade;
  • Compromisso;
  • Transparência;
  • Responsabilidade.

Respeito

Dentro da CAIXA todas as pessoas devem ser tratadas de forma justa e igual, com respeito, cortesia e também dignidade. Todos os envolvidos com esse banco, sendo empregado, parceiro ou dirigente, deve ter como base o respeito pelo seu semelhante assim como também pelo bem público, toda a sociedade e o meio ambiente.

Com isso, o banco não tolera nenhum ato de preconceito que seja relacionado a alguém, seja esse ato relacionado à origem da pessoa, raça, gênero, cor, idade, crença religiosa, classe social e qualquer outra forma que visa discriminar ou ofender ao outro.

Além do respeito relacionado às pessoas de modo geral (sendo empregados, usuários ou parceiros), a CAIXA busca respeitar e valorizar seus clientes prestando sempre os melhores serviços, preservar a dignidade do seu colaborador e buscam patrocínios que tenham o respeito também com a cultura social e a preservação do meio ambiente.

Honestidade

A honestidade deve fazer parte dos valores dos empregados da instituição. Os interesses do banco devem sempre estar em primeiro lugar na mente das pessoas que trabalham nesse banco, sem dar lugar aos interesses pessoais, seja de algum grupo ou terceiros. Dessa forma é possível garantir que a boa-fé esteja presente nos processos da CAIXA e também faça parte da sua imagem.

A honestidade é usada para gerir os recursos sociais e dos fundos e programas que a CAIXA é responsável. Qualquer prática que seja feita de má fé, independentemente do nível em que isso ocorra (até nos cargos mais altos), há punição.

Por agir com honestidade a CAIXA condena solicitação de doações, contribuições de bens materiais ou em valores a parceiros (comerciais ou institucionais) que atuem em nome da empresa.

Compromisso

Há um forte comprometimento da empresa em cumprir as leis, normas e regulamentos (internos e externos) que atuam no seu regimento.
O compromisso da empresa também é visível quanto aos produtos e serviços prestados aos seus clientes, pois a CAIXA preza pela qualidade e superação de suas expectativas.

Transparência

A transparência está presente de forma interna e externa na Caixa Econômica Federal. Ela preza pela transparência em suas relações com os segmentos sociais e presta contas das suas atividades, até mesmo por ser uma empresa do segmento público.

Há transparência também com relação a promoção profissional dentro da empresa e à comunicação interna para disseminação de informações que sejam relacionadas aos negócios e também às decisões corporativas.

Responsabilidade

A responsabilidade faz parte dos valores do Código de Ética da CAIXA por prezar que as ações devem ser tomadas com base nesse código, para que assim nada venha comprometer e prejudicar a imagem dos dirigentes e empregados da empresa, seja de forma direta ou indireta.

Há também a busca pela responsabilidade social, buscando sempre a preservação ambiental nos projetos em que a CAIXA participa.

*Por Tatiele Silva Moreira, graduanda em Engenharia de Produção.

Questões comentadas – Concurso Caixa

1. No trecho ‘o profissional de TIC tem de estar comprometido com o aprendizado contínuo e interessado em trabalhar com gestão de projetos’ (l.16-18), o termo ‘interessado’ qualifica ‘o aprendizado’.

Errado. A partir do momento em que o termo “contínuo” já qualifica o “aprendizado”, o “interessado” está qualificando a questão de trabalhar na área. Além disso, o termo “interessado” está qualificando o sujeito (profissional de TIC), sendo definido como predicativo do sujeito.

2. Seria mantida a correção gramatical do texto caso fosse empregado o sinal indicativo de crase no “a” em “ligados a computação, informática, TI e análise de sistemas” (l.30-31).

Errado. Para que houvesse o sinal indicativo da crase, seria necessário que a preposição ‘a’ acompanhasse todos os outros integrantes do período, como em ‘a informática, a TI…’. Como não há, a crase não é colocada.

Mais questões comentadas aqui.

FONTE:https://www.concursosnobrasil.com.br/