Conectado por

Concursos

Concurso Banco do Brasil: o que é macrorregião e microrregião?


Compartilhe:

Publicado por

em

Desde que o edital do concurso Banco do Brasil (Banco do Brasil) foi publicado ofertando mais de 2 mil vagas imediatas, surgiram dúvidas a respeito da divisão. Afinal, o que são macrorregiões e microrregiões?

Consultamos alguns de nossos especialistas para tirar de uma vez por todas essa dúvida, e te ajudar na hora da inscrição.

Segundo o dicionário, microrregião é uma parte ou divisão menor de uma região geográfica natural. É importante frisar que nem sempre são municípios, e sim zonas.

Todo candidato pode escolher a microrregião para realização da prova do edital Banco do Brasil. Ele preferencialmente será chamado para esta micro na hora da convocação no concurso Banco do Brasil.

Preferencialmente pois o candidato pode ser chamado para outra microrregião dentro da macrorregião.

Explicando melhor: macrorregião é uma subdivisão que abrange várias micros.

Neste momento, você pode estar pensando: “macrorregiões são estados?” . Não necessariamente!

Estados maiores como São Paulo e Mato Grosso podem ser divididos por mais de uma macrorregião, já que o Banco do Brasil usa critérios geográficos para divisão. Outros estados como Acre e Ceará têm apenas uma macrorregião.

Agora que você já sabe a diferença entre micro e macrorregião, confira como isso influenciará no seu local de trabalho na hora da aprovação no concurso Banco do Brasil.

Concurso Banco do Brasil: qual microrregião escolher?

Caso você seja aprovado no concurso BB, PREFERENCIALMENTE será chamado para uma agência localizada na microrregião que escolheu na hora da inscrição.

Caso as vagas para este município sejam preenchidas e surjam vagas em outro município, você pode ser chamado. Vejamos um exemplo prático:

No concurso Banco do Brasil, João inscreveu-se para microrregião 43 que está dentro da macrorregião 23 no Pará. São 4 vagas somando imediatas e reservas. Digamos que João ficou na 6 posição na região.

Já na microrregião 45, que também fica na macrorregião 23, são 11 vagas. Se não houver candidatos suficientes para esta região, o candidato João pode ser chamado.

Neste caso, ele escolhe se toma posse na Micro 45 ou permanece na fila de espera da Micro 43, correndo o risco de não ser chamado. Ao escolher tomar posse na 45, sairá automaticamente da fila de espera da Micro 43.

Agora que você já sabe como escolher sua região na hora da inscrição, confira a seguir a divisão de vagas:

Concurso Banco do Brasil - divisão das vagas
Divisão das vagas do edital Banco do Brasil
Concurso Banco do Brasil - divisão das vagas

Cronograma do edital

  • Inscrições: 24 de junho a 28 de julho
  • Solicitação de isenção: 24 de junho a 1 de julho
  • Divulgação dos locais de prova:
  • Aplicação da prova objetiva e redação: 26 de setembro
  • Gabarito preliminar: 27 de setembro
  • Resultado da prova objetiva: 4 de novembro

Direção Concursos

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento