Conectado por

Alimentação

Coma bem – Hábitos para a boa digestão!


Compartilhe:

Publicado por

em

Com a rotina agitada, muitas vezes nos esquecemos de dedicar um tempo especial a nossa alimentação. Isso faz toda a diferença para o bom funcionamento do nosso organismo e melhor rendimento do dia.

P U B L I C I D A D E

Quem nunca comeu besteira, só porque era o mais fácil, que atire a primeira salada, melhor dizendo, a primeira pedra.
Para se ter uma boa digestão é preciso comer alimentos mais naturais. Aposte nas fibras! As frutas, legumes e verduras facilitam a digestão e ajudam o trânsito intestinal, além de serem ricos em fibras. Reserve, pelo menos, trinta minutos para se alimentar. Comer, sem pressa, ajuda no processo digestivo. “Soltar o garfo a cada vez que a gente coloca o alimento na boca é dar tempo para o nosso sistema nervoso central entender que estamos comendo”, reforça a nutróloga Clarissa Aguiar.

 A fisioterapeuta Talita Bessa tinha indicação cirúrgica e graças à alimentação saudável, não precisa mais operar. “Hoje em dia, a minha vida é outra. Tomo bastante líquido, como frutas e menos alimentos industrializados. As crises ficaram bem menores. Todo alimento que eu como, consigo digerir bem e não fico mais com aquela sensação de empachamento e má digestão”, garante Talita.

As fibras ajudam no trânsito intestinal

É possível criar o hábito de ir ao banheiro sempre no mesmo horário. Normalmente, o intestino recebe o reflexo para funcionar após uma refeição, alguns minutos após o café da manhã ou após o almoço.
A posição que nós sentamos também pode influenciar, e o simples hábito de elevar os pés permite uma inclinação e um relaxamento do quadril e da musculatura pélvica, favorecendo a evacuação.

Estresse atrapalha a digestão

A atividade física também tem um papel fundamental nesse processo. “Quem faz atividade física tem a liberação de alguns hormônios que proporcionam benefícios anti-inflamatórios, melhoram o funcionamento do intestino e facilitam a digestão”, destaca o educador físico Leonardo Ferreira.

Atividade física alivia o estresse e ajuda na boa digestão.

Alimentos que ajudam na boa digestão:

Fibras
As fibras participam indiretamente da digestão, estimulando o trânsito intestinal e levando embora algumas toxinas.

Gengibre

Tem mais de 400 substâncias que trazem inúmeros benefícios à saúde, principalmente ao sistema digestivo.

Abacaxi

Para quem gosta de misturar fruta nas refeições, pode apostar no abacaxi. Ele tem enzimas que facilitam a digestão.

Azeite

Pode inibir a formação excessiva de ácido gástrico, melhorando a digestão e prevenindo a azia.

EVITE!

Comer bebendo. “Quando a gente come ingerindo qualquer tipo de líquido, principalmente os gasosos, ocorre uma distensão no nosso estômago e a digestão fica mais difícil”, completa a nutróloga.

Mascar chiclete por muito tempo. Quando mastigamos, o organismo entende que vamos ingerir alimentos e produz enzimas para facilitar a digestão. Como a comida não chega ao estômago, podem surgir problemas gastrointestinais, como gastrite.

FAÇA!

Descanse, de 20 a 30 minutos após o almoço. “Nesse momento, o fluxo sanguíneo trabalha para o estômago, favorecendo a digestão”, explica a profissional.
Tome chá. Ele ajuda a evitar a sensação de inchaço depois da refeição. O ideal é ingerir água ou chá, somente após trinta minutos da refeição.

DICAS

• Legumes quentes facilitam a digestão ;

• De olho no relógio – Prefira comidas mais pesadas no almoço. Quanto maior a incidência do sol, melhor é a digestão;

• Coma com calma! Mastigue o máximo que puder e não desvie a atenção durante a refeição;

• Atenção! “No caso de líquidos que fermentam mais, como leite, iogurtes ou refrigerante, só duas horas depois”, ressalta Clarissa.

Fonte:

Leonardo Ferreira, Educador físico

Clarissa Aguiar, Nutróloga

Semprebem.paguemenos.com.br

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br