Conectado por

Acre

Com taxa de ocupação de leitos de UTI em 100%, mais três pacientes com Covid-19 do Acre são transferidos para o AM


Compartilhe:

Publicado por

em

Com os hospitais novamente atingindo lotação máxima em Rio Branco, o Acre voltou a transferir três pacientes com Covid-19 para UTI do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, em Manaus (AM). A transferência foi feita em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que decolou já na madrugada desta segunda-feira (29).

P U B L I C I D A D E

O trabalho para transferência dos pacientes foi conduzido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e começou ainda na noite de domingo (28).

Entre os pacientes estão duas mulheres, de 47 e 62 anos e um homem de 67 anos. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), eles estavam internados no Hospital de Campanha do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito. Os três aguardavam por leitos de UTI.

O coordenador do Samu, Pedro Pascoal, informou que ainda na semana passada foi feito uma lista com 25 nomes de pacientes que poderiam ser transferidos e que para que essa transferência seja feita é necessário consentimento do paciente e da família.

Inicialmente, cinco vagas de UTI foram disponibilizadas pelo governo do Amazonas. No entanto, um dos doentes não apresentava quadro clínico favorável para ser transferido e o outro, por decisão própria, recusou a oferta e optou por seguir o tratamento em Rio Branco após apresentar melhoras.

Com o sistema de saúde em colapso, no último dia 19, três pacientes já tinham sido transferidos para UTI do mesmo hospital em Manaus. Entre os pacientes estavam duas mulheres, de 53 e 74 anos, e um homem de 73. Com isso, já são seis pacientes do Acre transferidos para o Amazonas.

“Essa é a segunda missão, o estado do Amazonas acolhendo nossos pacientes, na tentativa de diminuir essa lista de espera de pacientes por leito de UTI. Nós sabemos que a esperança e chances de tratamento é o paciente estar dentro de uma unida de terapia intensiva. Quando o paciente apresenta sintomas graves, as chances de cura e tratamento é dentro de uma UTI. Então, desde o início da semana passada, fizemos lista com 25 nomes e para serem transferidos é preciso ter a concordância do paciente e também da família”, informou Pascoal.

Além das transferências para Manaus, o governo também transferiu pacientes de Rio Branco para o Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Ao todo, quatro foram transferidos e uma paciente morreu horas depois de chegar no hospital do interior do estado.

Colapso na saúde

Março é o mês com mais mortes pela doença. Já são 231 mortes, superando o mês de junho de 2020 quando foram registradas 217 mortes. Os hospitais de Rio Branco voltaram a atingir lotação máxima na última sexta-feira (26). No PS e no Into-AC todos os leitos de UTI estão ocupados. Na fila à espera de uma vaga estão 17 pacientes.

O boletim da Secretaria de Saúde do Acre desse domingo (28) trouxe mais cinco mortes pela Covid-19 e 167 novos casos de infecção pelo coronavírus. Com isso, o número de infectados chegou a 68.742 e o total de mortes é de 1.234.

Nesse sábado (27) foram confirmados 798 casos de infecção pelo novo coronavírus, o maior número diário já registrado desde o início da pandemia.

Ainda há 1.006 exames de RT-PCR aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. No estado, 412 pacientes estão internados em hospitais de referência, dos quais 350 pessoas com teste positivo para Covid-19.

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 102 estão ocupados. A taxa de ocupação total atingiu 96%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 85 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.

G1

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br