Conectado por

Mato Grosso

Com queda nas internações por covid-19, Estado bloqueia 100 leitos de UTI em MT


Compartilhe:

Publicado por

em

Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirmou nesta quarta (15), por meio de nota, que leitos disponíveis para tratamento de pacientes com covid-19 serão fechados em hospitais de cinco municípios de Mato Grosso. No total, 100 leitos de Unidades de Terapia Intesiva (UTIs) vão ser bloqueados devido à redução da demanda registrada nas últimas semanas. Apenas no Hospital São Benedito, em Cuiabá, são 60 leitos.

P U B L I C I D A D E

Conforme dados do Painel Interativo da Covid-19, nesta quarta (15), a taxa de ocupação de UTIs está em 51,46% no Estado.

“O cofinanciamento de leitos é realizado enquanto há necessidade, podendo ser suspenso no momento em que há redução de demanda”, diz trecho de nota. Conforme já noticiou o , prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) se disse revoltado com a situação em coletiva de imprensa.

Manutenção dos leitos de UTI covid é realizada mediante cofinanciamento entre o Governo do Estado, que desembolsa R$ 400, e o Governo Federal, que fica responsável por R$ 1,6 mil por leito. Município é responsável pelo gerenciamento dos recursos, manutenção dos equipamentos, profissionais e medicamentos.

Hospital S�o Benedito - Cuiab�

Além do São Benedito, em Cuiabá, outros 4 municípios foram notificados sobre o bloqueio e a suspensão do cofinanciamento dos 100 leitos. Foram bloqueados 10 leitos da Santa Casa de Rondonópolis, 10 leitos do Hospital Santa Rita, em Alta Floresta, 10 leitos do Hospital Regional de Nova Mutum, 5 leitos do Hospital Coração de Jesus, em Campo Verde.

“O Estado ainda mantém o cofinancimento de 70 leitos de UTI covid-19 no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, dos quais 52 estão ociosos, com taxa de ocupação em apenas 28,77%, conforme dado do Boletim Epidemiológico nº 555”.

De acordo com o Governo, se os leitos não fossem bloqueados, seriam pagos sem a devida utilização, já que há queda constante na taxa de internação pelo vírus. Decisão do Estado considerou ainda a necessidade do retorno gradativo do atendimento ao público e à realização de cirurgias eletivas.

Rdnews.com.br

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br