Conectado por

Acre

Com mais de 2,5 mil notificações de dengue, Rio Branco convoca 30 agentes endemias


Compartilhe:

Publicado por

em

Com mais de 2,5 mil notificações de dengue de janeiro ao dia 20 de outubro deste ano, a prefeitura de Rio Branco convocou 30 agentes de endemias para trabalharem no combate ao mosquito transmissor na capital acreana. A convocação foi publicada na edição de terça-feira (13) do Diário Oficial do Estado (DOE).

P U B L I C I D A D E

Os dados do último boletim epidemiológico foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco nesta quarta (14). Segundo o levantamento, o número de casos notificados da doença de janeiro ao dia 20 de outubro é 58% a mais do que o registrado no mesmo período no ano passado, quando foram registrados 1.611 casos suspeitos.

O secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida, afirmou que um dos motivos para a convocação dos agentes de endemias é a chegada do período de chuvas. Segundo ele, esse é um momento que precisa de maior atenção para evitar uma possível epidemia.

“Tivemos, ao longo do ano, uma baixa de alguns servidores, então, estamos fazendo a reposição. E estamos fazendo isso esse mês, porque está iniciando o período de chuvas e é um momento que a gente precisa ter atenção total em relação aos indicadores de dengue. Estamos fazendo para reforçar nossas equipes de campo e garantir que essas pessoas possam trabalhar visitando as casas”, disse o secretário.

Ao todo, a capital acreana tem 269 agentes de endemias e, com a convocação, o número vai para 299. “Não vamos ter nenhuma área descoberta, teremos agentes em toda área urbana da cidade. Na zona rural, a gente trabalha com outra equipe, que é de combate à malária, porque o Aedes aegypti não desenvolve na área rural”, explicou.

O boletim aponta que entre janeiro e o dia 20 de outubro de 2018, 695 casos de dengue foram confirmados e outros 1.625 descartados.

Tiveram ainda 69 casos suspeitos de zika, nenhum confirmado, 57 descartados e outros 12 que aguardam exame. Com relação à febre chikungunya, são 213 casos suspeitos, 54 confirmados, 139 descartados e 20 aguardando resultado de exame.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br