Conectado por

Mato Grosso

Cidade de MT implanta atendimento psicológico para vítimas da covid


Compartilhe:

Publicado por

em

O prefeito de Matupá (695 km ao norte de Cuiabá), Bruno Mena, sancionou uma lei de autoria da Câmara para implantar a Política de Atenção à Saúde Mental das Vítimas de Covid-19. A medida tem como objetivo fornecer atendimento psicológico e multidisciplinar para pessoas que ficaram com sequelas mentais por causa do novo coronavírus.

P U B L I C I D A D E

Os atendimentos serão realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com equipes compostas por diferentes profissionais. Os pacientes poderão ser atendidos presencialmente ou pelo meio virtual.

Além dos atendimentos, serão realizadas campanhas de “conscientização acerca da importância da assistência à saúde mental das vítimas da covid-19 que necessitem deste tipo de atendimento”.

A ideia é ajudar pessoas que lidam com “sentimentos como medo e estresse”, além de outros distúrbios que possam surgir após o indivíduo ser contaminado pelo vírus.

Apesar de anunciar o plano municipal para atendimento dessas pessoas, a lei 1.314/2022 não especifica como esses serviços serão realizados e quais serão os critérios para participar do programa.

Projetos semelhantes tramitam na Câmara Federal e também em Assembleias Legislativas por todo o país. O deputado federal Bosco Costa (PL-SE), por exemplo, propôs uma política semelhante, pois as pessoas que passaram pela doença acumulam uma “carga de experiências e emoções negativas” que necessitam de “cuidados psicológicos mais intensos”.

Fonte: J1Agora

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br