Conectado por

Medicina

Câncer de ovário: 80 a cada 100 mil mulheres serão acometidas pela doença em MT


Compartilhe:

Publicado por

em

O câncer de ovário é um problema que deve atingir 80 a cada 100 mil mulheres em Mato Grosso, em 2023. A estimativa é do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e apontam a importância dos exames preventivos para aumentar as chances de um diagnóstico precoce e possibilidade de cura.

P U B L I C I D A D E

É o que alerta o médico Alessandro Campos, que é coordenador do Centro de Oncologia e diretor médico do Hospital São Mateus, em Cuiabá. “A ida regular da mulher ao especialista é fundamental para garantir o diagnóstico precoce do câncer de ovário, principalmente, entre aquelas que já possuem histórico familiar ou convivem com fatores de risco”.

O médico explica que o rastreamento inclui exames de imagem como ultrassom transvaginal, tomografia ou ressonância de abdome e a biópsia para o diagnóstico exato e definição do tratamento mais adequado. Dentre os fatores de risco está a idade, já que é um tipo de câncer geralmente mais incidente em mulheres com 60 anos ou mais, mas também pode acometer mulheres mais jovens.

“Além da idade, outros fatores de risco estão relacionados ao estilo de vida, como sedentarismo, obesidade, história familiar de câncer de ovário, mama ou colorretal e até mesmo o histórico reprodutivo, no caso de mulheres que tiveram filhos depois dos 35 anos de idade”, ressalta.

Se o histórico reprodutivo figura entre os fatores de atenção à saúde do ovário, Alessandro Campos destaca que a mulher que engravidou e amamentou antes dos 30 anos de idade tem uma proteção biológica maior que as demais.

“De modo geral, no campo da prevenção, é sempre importante ficar atenta aos sinais que o próprio corpo dá. Diante de qualquer desconforto, a busca pelo especialista é fundamental e pode auxiliar na identificação precoce de um tumor que poderá ser tratado, seja com cirurgia ou quimioterapia, e com isso ter uma grande chance de se livrar da doença”, pontua.

CENTRO DE ONCOLOGIA

Conhecido como um dos centros oncológicos mais modernos de Mato Grosso, o Centro de Oncologia do Hospital São Mateus conta com uma equipe multidisciplinar, que atua com oncologia clínica, cirurgia oncológica, quimioterapia, imunoterapia, terapia alvo molecular, centro de infusão, psicologia e nutrição oncológica além de um atendimento personalizado ao paciente Oncológico no pronto atendimento.
Mais informações: (65) 3051-2347 ou hmsm.com.br/centro-de-oncologia.

AI

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br