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MT : BRT será dividido em três eixos e terá cinco linhas principais; veja trajetos


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Consta no anteprojeto do Bus Rapid Transit (BRT), que deve ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande, que o novo modal será dividido em três eixos (CPA; Coxipó e Várzea Grande). Além disto, estão previstas cinco linhas principais, sendo elas semi-expressas (no qual as paradas ocorrem em estações específicas, de maior demanda ou na área central de Cuiabá) e parador (parada em todas as estações para embarque e desembarque).

P U B L I C I D A D E

Os ônibus do Sistema BRT circularão de forma exclusiva em uma infraestrutura implantada no sistema viário de Várzea Grande e Cuiabá a qual contempla duas soluções funcionais: Via BRT (estrutura física implantada no eixo da via, junto ao canteiro central, dedicada à circulação de forma exclusiva dos ônibus) e faixas exclusivas de ônibus.

• Eixo CPA (Av. Rubens de Mendonça / AV. Tenente Coronel Duarte);
• Eixo Coxipó (Av. Coronel Escolástico / Av. Fernando Corrêa da Costa);
• Eixo Várzea Grande (Av. da FEB / Av. João Ponce de Arruda)

As Linhas Eixo BRT terão dois modelos de operação: “parador”, no qual os ônibus realizam parada em todas as estações para embarque e desembarque, e “semi-expresso” no qual as paradas ocorrem em estações específicas, de maior demanda ou na área central de Cuiabá.

São 5 linhas Eixo BRT:
BRT 1 Terminal CPA – Terminal André Maggi (parador)
BRT 2 Terminal CPA – Área Central de Cuiabá (semi-expressa)
BRT 3 Terminal André Maggi – Área Central de Cuiabá (semi-expressa)
BRT 4 Terminal Coxipó – Área Central de Cuiabá (parador)
BRT 5 Terminal Coxipó – Área Central de Cuiabá (semi-expressa)

Para a organização da integração da rede de linhas foram considerados três equipamentos urbanos, de maior porte, que são os terminais: André Maggi, em Várzea Grande; CPA e Coxipó, estes em Cuiabá. O Terminal André Maggi é um equipamento existente que será reconstruído e os dois outros terminais serão construídos de forma a atender as necessidades do projeto.

Além dos terminais, localizados nos extremos de cada tramo do BRT, foi considerada a integração em pontos intermediários, junto a estações de embarque e desembarque projetadas para o atendimento da demanda das suas áreas de influência, que foram denominadas como Estações de Conexão do BRT.

A integração de linhas nestes locais tem um menor número de linhas, portanto, os equipamentos têm uma infraestrutura menor do que os terminais. As estações de conexão projetadas são: Estação Centro Político e Estação Porto no eixo CPA – Várzea Grande e Estação UFMT no Eixo Coxipó.

Ressalta-se, que em função da integração eletrônica, a integração pode ocorrer em qualquer local de contato dos trajetos das linhas.

Neste sentido, se destaca a área central de Várzea Grande e de Cuiabá, em especial nesta última, na qual haverá a integração com linhas de outras regiões da cidade não atendidas diretamente pelo BRT, como é o caso da região Oeste e Noroeste.

Maior número de linhas

Com relação aos terminais, o terminal André Maggi possui o maior número de linhas intergradas com 43 linhas, seguido do Terminal Coxipó, com 23 linhas e do Terminal CPA I, com 21 linhas. Vale ressaltar que toda a região Oeste de Cuiabá não contará com terminais ou estações de conexão, dado que se trata de uma região com bairros próximos à Área Central de Cuiabá e sem concentração de atendimento em corredores. Isso aumentaria sem necessidade o tempo de viagem.

Nesta região, como em outros locais de contato das linhas, as integrações poderão ocorrer em qualquer estação com o uso do cartão eletrônico.

Trajetos

A linha do BRT 1 tem percurso de 15,16 quilômetros no sentido Terminal CPA para o Terminal André Maggi e tem início no Terminal CPA, segue pela Av. Historiador Rubens de Mendonça, Av. Tenente Coronel Duarte, Av. 15 de Novembro, Ponte Júlio Müller, Av. da FEB, Av. Couto de Magalhães, Travessa Maracaju, Av. Filinto Müller e destino no Terminal André Maggi.

Já no sentido contrário, o percurso é de 16,63 quilômetros, e o traçado inicia no Terminal André Maggi, segue na Av. Filinto Müller no sentido Aeroporto, Av. João Ponce Arruda, Av. da FEB, Av. Tenente Coronel Duarte, Av. Historiador Rubens de Mendonça, alcançando o Terminal CPA. A estimativa é de que a viagem dessa linha em sentido único dure seis minutos.

A linha do BRT 2 tem uma extensão de 8,71 quilômetros, com percurso que se inicia no Terminal CPA, seguindo pela Av. Historiador Rubens de Mendonça e Av. Tenente Coronel Duarte até a Av. Getúlio Vargas, seguindo por esta via até a Praça 8 de Abril.

Já a linha BRT 3 promove o atendimento de forma expressa do Terminal André Maggi até a área central de Cuiabá. Nesse sentido o traçado utiliza as avenidas Filinto Müller, Ponce Arruda, FEB e Tenente Coronel Duarte até a interseção com a Av. Getúlio Vargas, na qual há a conversão à esquerda seguindo por esta via até a Praça 8 de Abril, local onde se inicia o retorno.

No sentido Várzea Grande, o traçado segue pelas avenidas Isaac Póvoas e Generoso Ponce, Av. Tenente Coronel Duarte, Av. XV de Novembro, Av. da FEB alcançando a área central de Várzea Grande pela Av. Couto de Magalhães, Travessa Maracaju, Av. Filinto Müller e chegada no Terminal André Maggi. A extensão da linha é de 10,4 quilômetros no sentido Terminal André Maggi e 9,26 quilômetros no sentido oposto. A estimativa é de que a viagem dessa linha em sentido único dure nove minutos.

Deste ponto, o traçado é igual ao das linhas BRT 2 e BRT 3 na área central de Cuiabá. No sentido de retorno, o trajeto é o mesmo do sentido Centro. A extensão da linha é de 9,48 quilômetros no sentido oposto. A estimativa é de que a viagem em sentido único dure quatro minutos.


A linha BRT 5, por sua vez, possui o mesmo traçado da linha BRT 4; o que a diferencia é o modelo operacional, que nesta linha operará de modo semi-expresso com parada para embarque e desembarque em 8 estações. A extensão da linha é de 9,15 km quilômetros no sentido Terminal Coxipó – Centro de Cuiabá e 9,48 quilômetros no sentido oposto. A estimativa é de que a viagem dessa linha em sentido único dure nove minutos.

Além das quatro linhas do BRT, a rede integrada contará com 85 linhas de ônibus que operam exclusivamente em Cuiabá, 11 linhas intermunicipais e 39 linhas em Várzea Grande. Essas linhas variam em seu modelo de operação, que podem ou não fazer a integração direta com os terminais e estações do BRT. Ainda durante a audiência, foi esclarecido sobre como funcionará a integração para o usuário do transporte.

Para implantação de toda essa infraestrutura do BRT, o investimento estimado é de R$ 480 milhões. A publicação do edital de contratação de empresa responsável pela execução da obra é de até 15 dias após o término da segunda audiência pública, que será realizada em Várzea Grande, nesta sexta-feira (17.09). Uma vez contratada a empresa e emitida a ordem de serviço, o prazo de execução da obra é de 24 meses.

 

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