Conectado por

Pará

Brangus e Folia de Reis são os destaques do Conexão Rural deste fim de semana


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

O crescimento da raça Brangus no Brasil, especialmente na região Norte, e a Folia de Reis no Tocantins e no país, são os destaques do Conexão Rural deste fim de semana.
O programa trará depoimentos do Executivo da Associação Brasileira de Brangus (ABB), Roberto Grecelle, sobre esta importante raça sintética, além de depoimentos de criadores paraenses e de outros estados, como Maranhão, Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul.
A raça Brangus é o resultado de um experimento entre o cruzamento do Angus e do Zebu, realizado por técnicos norte-americanos do Departamento de Agricultura de Jeanerette em 1912, no estado de Louisiana. Na mesma época, pecuaristas de Oklahoma, no Texas, e do Canadá também passaram a fazer acasalamentos semelhantes. O objetivo dos cruzamentos era a criação de um animal que apresentasse altos índices de produtividade mesmo criado em condições de clima e meio-ambiente adversas, típicas das regiões tropicais e subtropicais, segundo destaca a ABB.
Folia de Reis
No programa, vamos falar também sobre uma das mais importantes tradições católicas do Brasil: a Folia de Reis, que retrata a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. O Dia de Reis é comemorado em 6 de janeiro.
Vamos apresentar um documentário sobre Folias de Reis veiculado pelo programa Brasilidade, da TV Câmara. Segundo o programa, a Folia de Reis foi trazida ao Brasil Colônia pelos portugueses e aqui sofreu influência das culturas indígena e africana. Festividade com profundas raízes rurais, a Folia de Reis ainda resiste como tradição passada de geração para geração, sobretudo no interior do país.
O documentário apresenta as explicações do especialista em Folia de Reis, Volmi Batista, que é cantador, compositor e pesquisador da cultura popular e empresário da autêntica dupla de violeiros caipiras Zé Mulato e Cassiano.
A direção, roteiro e pesquisa é do André Bergamo; edição e finalização do Felipe da Cunha e Guem Takenouchi; produção de Pedro Henrique Sassi; Imagens de Cláudio Adriano e arte de Pedro Mafra.
Ainda no programa, Volmi Batista conversa com o apresentador Lima Rodrigues sobre a Folia de Reis em Natividade, no Tocantins, e apresenta um vídeo muito bonito gravado com artistas da região e com a participação da dupla Zé Mulato e Cassiano.
Na parte musical, teremos o jovem cantor brasiliense Thyago Henrique.
Onde assistir?
O Conexão Rural é veiculado todo sábado às 9h30 pela Rede TV de Parauapebas (PA), com reprise no mesmo horário e pode ser visto ainda na TV Web O Progresso, de Imperatriz (MA); na TV Milagro Brasil na parabólica; pelo canal no You Tube Conexão Rural Brasil, pelos sites parceiros no Tocantins (Fola do Bico e Norte Agropecuário), Rondônia (O Nortão) e Paraná (Minuto Rural) e pelas redes sociais do jornalista Lima Rodrigues, produtor e apresentador do programa.

Edição: Pezão
Assistente de produção: Ana Cláudia Aragão

Assessoria

Publicidade
CRÉDITO JÁ - EMPRÉSTIMOS
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento