Conectado por

Acre

Bebê nasce com malformação no interior do AC, é transferida de avião para capital e passa por cirurgia


Compartilhe:

Publicado por

em

A pequena Maria Cristal Nascimento Nery, de apenas quatro dias de vida, nasceu em Tarauacá, no interior do Acre, com um defeito congênito, no qual ânus não tem abertura e precisou ser transferida para a Maternidade Barbara Heliodora, em Rio Branco.

P U B L I C I D A D E

Sem entender bem o que está acontecendo e qual a gravidade do quadro, a mãe da menina, Maria Verônica da Silva Nascimento conversou com o g1 e informou que ela foi internada em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da maternidade assim que chegaram, no domingo (5). Nesta terça-feira (7), a recém-nascida passa por um procedimento cirúrgico.

A menina nasceu na última sexta-feira (3) em Tarauacá de parto cesariano, pesando pouco mais de 3 quilos. Ela é a segunda filha do casal. A mãe contou que no domingo (5), elas tiveram alta e foram para casa, mas ela estranhou que a menina ainda não tinha defecado e chegou a questionar no hospital, mas disse que era normal e estava tudo bem.

“Quando cheguei em casa, minha cunhada foi dar banho nela e a barriga dela estava muito inchada, as veias bem grossas e quentes e ela chorava. Pedi que meu esposo levasse ela de volta na maternidade e quando chegou lá, eles olharam e falaram que ela tinha esse problema”, contou a mãe.

Com o diagnóstico de ânus imperfurado, a bebê precisou ser transferida e foi levada por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a cidade de Feijó e, de lá, foi de avião para Rio Branco, onde foi internada na maternidade.

Menina foi transferida de Feijó para Rio Branco no domingo (5)  — Foto: Arquivo/Deracre

Menina foi transferida de Feijó para Rio Branco no domingo (5) — Foto: Arquivo/Deracre

Primeiro voo aeromédico noturno

 

Esse foi o primeiro voo aeromédico noturno no aeródromo de Feijó, segundo informações do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre). O local passou recentemente por obras de recuperação da pista de pouso e iluminação em toda sua extensão.

Com isso, foi possível que a aeronave de empresa particular contratada pelo estado aterrissasse para o resgate da criança.

“Tivemos o primeiro voo noturno, garantindo transporte para Rio Branco, e essa viagem representa quão significativos são os investimentos realizados pelo estado nos aeródromos do Acre”, disse o presidente do Deracre, Petronio Antunes, em site oficial.

O Acre tem quatro aeródromos que podem operar tanto de dia quanto de noite, nas cidades de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Feijó e Xapuri. Ainda segundo o Deracre, foram investidos mais de R$ 16 milhões de recursos próprios na melhoria da infraestrutura aeroviária do estado e para atender a população, especialmente, dos municípios mais distantes.

https://g1.globo.com
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br