Conectado por

Mato Grosso

Às vésperas do Enem, secretário vê com preocupação demissões no INEP, mas não acredita em prejuízo a estudantes de Mato Grosso


Compartilhe:

Publicado por

em

O secretário de Estado de Educação Alan Porto afirmou que ficou preocupado com as recentes demissões no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), mas que não acredita que as polêmicas possam trazer prejuízo aos estudantes mato-grossenses que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dias 21 e 28 de novembro. Em Mato Grosso há 70 mil inscritos neste ano, 30% a menos que em 2020, quando houve 98 mil.

P U B L I C I D A D E

“Essa questão do governo federal eu não entro muito. Acompanhei pela mídia, como todos nós acompanhamos, uma série de demissões que aconteceram no INEP, a gente fica, claro, preocupado porque quando você tem mudanças drásticas de pessoas que estão à frente de um processo tão importante e tão confiável quanto o Enem, a gente fica preocupado. Mas eu acredito que vai, sim, ocorrer dentro da normalidade”, afirmou Alan ao Olhar Direto nesta sexta-feira (19).

Nesta semana, uma série de ‘polêmicas’ envolvendo o Enem vieram à tona na mídia. Dentre elas, o pedido de exoneração de 37 servidores do Inep, com a justificativa de “fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do órgão”, além de episódios de assédio moral. Além disso, na última segunda-feira (15) o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que a prova seria “a cara do governo”, o que trouxe à tona a desconfiança de interferência nas provas.

Para Porto, no entanto, os problemas não irão prejudicar os estudantes. “As escolas já vinham se preparando, o próprio INEP divulgou que não vai ter prejuízo nenhum para os estudantes que vão realizar o Enem, e a gente acredita sim. O estado de Mato Grosso fez o papel dele junto do programa que é o pré-Enem Digital, a gente trabalhou isso em 2021, ampliamos ossos polos de atendimento, tivemos os aulões presenciais, tivemos aulas à distância, enfim, nos esforçamos e fizemos tudo que estava dentro das nossas condições de levar conhecimento para os jovens e prepará-los para os exames que vã acontecer no dia 21 e no dia 28 de novembro”, argumentou.

Olhar Direto

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br