Conectado por

AL/MT

Após pressão de Janaína Riva, Conselho LGBT é desarquivado na ALMT


Compartilhe:

Publicado por

em

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, atualmente presidida por Dilmar Dal’Bosco, em virtude da viagem de Max Russi (PSB), não suportou a pressão de Janaína Riva (MDB) e desarquivou o projeto de lei que prevê a criação do Conselho Estadual LGBT em Mato Grosso.

P U B L I C I D A D E

A medida ocorreu após a deputada Janaina Riva (MDB), à distância, enquanto participava de um evento em Portugal, ameaçar acionar a Justiça contra a decisão. Ela havia classificado o arquivamento como desrespeito de Dal’Bosco, que teria atendido a apelos de parlamentares ligados a núcleos evangélicos.

O projeto prevê a criação do Conselho como forma de denunciar e monitorar casos de violência aos direitos LGBTs em Mato Grosso. Dentre reuniões e outras políticas que podem ser implantadas, já há no texto a garantia de custeamento dos trabalhos, ou seja, previsão de onerar os cofres públicos.

Presidente em exercício do legislativo estadual não suportou cobranças de Janaína.

No sistema de tramitação da ALMT, até a noite da última quarta-feira (3) constava que o projeto havia sido arquivado com base em um dos artigos da AL que fala sobre “apoio da maioria dos parlamentares” para retirada de tramitação de uma matéria.

Agora, nesta quinta-feira (4), após Janaína ir à imprensa, se revoltar com a decisão e ameaçar buscar apoio no Judiciário, o que provavelmente encontraria, consta que a medida havia tido a tramitação suspensa, mas, na sequência, voltado a tramitar, indicando o desarquivamento.

Em fala pública, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), responsável maior pelo projeto, de autoria do Executivo Estadual, saiu em defesa ferrenha da criação do conselho. Em fala na imprensa, o gestor defendeu que o “Estado é laico”, embora o argumento seja questionável em relação a pauta em si.

“Nós temos pessoas diferentes, todas elas merecem o respeito do Estado. O Estado tem que cuidar de todas as pessoas, independente da sua opção religiosa, (orientação) sexual, ou de algum outro padrão de comportamento que elas possam ter. O Estado é laico, ele tem que ter políticas públicas para todos os setores e todos os cidadãos agrupados de alguma forma”, disse o governador.

Minutomt.com.br

Publicidade



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br