Conectado por

Mato Grosso

Após festas de fim de ano, taxa de internações por Covid-19 é a mais alta dos últimos 4 meses em hospitais de MT


Compartilhe:

Publicado por

em

Mato Grosso voltou a ter mais de 60% de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 neste início de ano. A taxa não ficava tão alta desde o dia 19 de setembro de 2020. Após as festas de Natal e Ano Novo, o número de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado chegou a 253, o mais alto dos últimos quatro meses. Nas enfermarias públicas, 264 pacientes estão internados vítimas da doença.

P U B L I C I D A D E

No início de dezembro, antes das festas, Mato Grosso tinha 132 pessoas internadas em UTIs públicas e 122 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação era de 32,7% para UTIs adulto e em 14% para enfermarias adulto, o que representa uma diferença considerável.

No norte do estado, hospitais estão com unidades intensivas praticamente lotadas. A piora tem relação com o número de casos. Só nessa segunda-feira (11), foram 1,7 mil novos registros e dez mortes pela doença.

Nos primeiros dez dias do ano, o estado registrou 164 mortes pela doença, um número 80% mais alto que os primeiros dez dias do mês passado. O número de casos também aumentou.

No estado, três hospitais que atendem pelo Serviço Único de Saúde (SUS) estão com todos os leitos de UTI para pacientes com coronavírus ocupados:

  • Hospital Municipal Arlete Daisy Chichetti de Brito, em Tangará da Serra
  • Hospital Regional de Sorriso
  • Hospital Regional Hilda Strenguer Ribeiro, em Nova Mutum

Outros três hospitais estão com 90% dos leitos ocupados:

  • Hospital e Maternidade Santa Rita, em Várzea Grande
  • Hospital Municipal de Juína
  • Hospital Regional Irmã Elza Giovanella, em Rondonópolis

O Hospital Regional de Sinop está com 89% dos leitos ocupados, seguido do Hospital Santa Casa, em Cuiabá, com 80% e Hospital Regional Dr Antonio Fontes (Cáceres) com 80%.

Centro de Triagem Covid-19

Arena pantanal passou a ser o Centro de Triagem Covid-19 em julho do ano passado, quando o estado passava por um colapso no sistema de saúde.

No local, o paciente faz o exame e tem acesso a medicamentos e exames, como a tomografia, fornecidos pela secretaria de saúde do estado. Até o mês passado, eram distribuídas em torno de 500 senhas pra atendimento por dia. Agora já são mais de 900. As filas começam no início da madrugada.

Dados em MT

A SES-MT notificou, até a tarde desta segunda-feira, 191.106 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.694 óbitos em decorrência do coronavírus no estado.

Nas últimas 24 horas, foram notificadas 1.747 novas confirmações de casos de coronavírus e 10 mortes no estado.

G1

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br