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AL/MT: Botelho destaca ação da Assembleia que ajudou o governo a investir em ferrovia


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Autor da Proposta de Emenda Constitucional – PEC 16/20 que alterou a Constituição de Mato Grosso dando condições de o governo investir na 1ª Ferrovia Estadual do Brasil, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho, destacou o trabalho em conjunto que resultou na ação inovadora e que fomentará o desenvolvimento estadual.

P U B L I C I D A D E

A afirmação foi dada por Botelho, nesta segunda-feira (7), durante a cerimônia, realizada no Terminal Ferroviário de Rondonópolis, com a presença do governador Mauro Mendes, do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio e deputados estaduais. Momento em que o Governo de Mato Grosso e a empresa Rumo Logística iniciaram a construção dessa obra de grande envergadura, que vai melhorar a logística de Mato Grosso, fomentando a competitividade das empresas, reduzindo o custo do frete e, consequentemente, dos produtos.

Botelho lembrou que desde criança já ouvia falar sobre a importância de investimentos em ferrovia para o estado. E ressaltou o momento importante que deu início às obras. Fruto, que segundo ele, é o resultado de todo o trabalho que a Assembleia Legislativa se debruçou nos últimos anos, com a aprovação do pacote de medidas fiscais; aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal, dentre outras ações que deram condições de Mato Grosso recuperar o equilíbrio fiscal e econômico, podendo investir em obras de grande porte.

“Fizemos um projeto inovador dentro da Assembleia, que foi inserir uma alteração constitucional, que chamamos de PEC, para que o estado pudesse fazer a concessão das ferrovias dentro do estado. Outros estados vieram nos procurar depois para saber qual foi nossa solução, à exemplo de Minas Gerais.  Agora, queremos sonhar que essa ferrovia possa levar produtos da nossa agroindústria, da nossa agricultura familiar. No que for preciso, a Assembleia vai estar à frente das discussões. A missão nossa é viabilizar a agricultura familiar, é potencializar também a tão sonhada agroindústria, para que nossos produtos sejam exportados com algum valor agregado”, disse Botelho”, ao reconhecer também o trabalho que foi feito no Senador Federal.

Ação da ALMT também foi destacada pelo CEO da Rumo, Beto Abreu. “Em fevereiro de 2021, um projeto inovador e criativo aprovou uma legislação específica para Mato Grosso construir esse projeto, para que os investimentos começassem a chegar até o Estado”, destacou.

A obra estruturante deverá gerar 200 mil empregos diretos e indiretos, num investimento na ordem de R$ 11,2 bilhões, em 730 quilômetros de trilhos, em dois ramais, um ligando Rondonópolis até Cuiabá e outro ligando Rondonópolis até Lucas do Rio Verde.

O governador Mauro Mendes disse que o investimento altera a matriz logística do estado, com grande impacto positivo, para o agronegócio e à população. “A BR-163 está hoje estrangulada, é um grande gargalo logístico para os mato-grossenses. Mas, quando falamos em investimentos ferroviários, não estamos apenas cuidando da atividade econômica, da produção. Estamos cuidando das vidas das pessoas, das milhares de pessoas que passam por essa estrada e que terão muito mais segurança”, afirmou Mauro, ao acrescentar que em oito anos todo o traçado da nova ferrovia deverá ser entregue. (Com GCom)

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