Conectado por

Medicina

Afasia: entenda a condição de Bruce Willis


Compartilhe:

Publicado por

em

A família do ator Bruce Willis, de 67 anos, anunciou nessa quarta-feira (30), que ele recebeu um diagnóstico de afasia e, por isso, vai precisar se afastar de sua profissão.

P U B L I C I D A D E

“Queremos compartilhar que nosso amado Bruce está passando por problemas de saúde e foi diagnosticado recentemente com afasia, que está impactando suas habilidades cognitivas. Como resultado disso, e após muita análise, Bruce está saindo da carreira que significou tanto para ele”, diz o comunicado divulgado pela filha do ator, Rumer Willis.

Entenda o que é afasia

Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), a afasia é um “distúrbio de ordem neurológica e com impacto direto sobre a comunicação, mais especificamente a linguagem do indivíduo”. Ou seja, a condição pode comprometer a fala e o modo de se expressar. Fatores que atrapalham o exercício pleno de algumas profissões, como a de ator, por exemplo.

“A afasia é uma alteração importante da fala. E na fala nós temos a compreensão e a expressão da palavra. O problema é causado, geralmente, por quadros vasculares que acometem o lado esquerdo do cérebro, onde está o centro da fala”, explica o Dr. Wanderley Cerqueira de Lima, neurocirurgião e neurologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

Entre as maiores dificuldades das pessoas que possuem algum tipo de afasia estão:

  • Encontrar palavras;
  • Expressar aquilo que deseja;
  • Compreender o que é dito;
  • Ler e escrever;
  • Fazer gestos.

Fatores de risco

A afasia, de acordo com a SBFa é uma condição que o paciente pode desenvolver ao logo da vida, geralmente, por causa de outras doenças. A mais comum é o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Para o Dr. Cerqueira, no entanto, alguns fatores podem aumentar o risco de uma possível afasia. São eles:

  • Idade avançada;
  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Tabagismo;
  • Estresse;
  • Aumento das taxas de colesterol e triglicérides.

Tudo isso, de acordo com o neurologista, pode provocar uma possível obstrução de vasos cerebrais e os deixar irregulares. Algo capaz de provocar uma lesão na área específica da fala e, consequentemente, a afasia.

Tratamento

“Na linha de frente do tratamento da pessoa com afasia está o fonoaudiólogo, que é o profissional capacitado para reabilitar os distúrbios da comunicação. Contudo, outros profissionais podem compor a equipe de reabilitação, uma vez que a afasia causa repercussões em outras áreas para além da linguagem”, explica a Dra. Maria Isabel D’Ávila Freitas, fonoaudióloga e coordenadora do Comitê de Linguagem Oral e Escrita do Adulto e do Idoso da SBFa.

Terra.com.br

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br