Conectado por

Saúde

5 dicas para promover a saúde mental no trabalho


Compartilhe:

Publicado por

em

Os desafios trazem euforia, empolgação. Até que a pressão aumenta por conta das dificuldades do dia a dia. Como resultado, o humor muda, as noites de sono dão lugar à insônia. O sofrimento emocional se torna cada vez maior e pode evoluir para quadros mais graves, como depressão.

A saúde mental ainda é tabu para muitas pessoas, mas neste mês o tema ganha mais visibilidade. O Setembro Amarelo, criado em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), tem como objetivo estimular a discussão e promover campanhas informativas sobre a prevenção ao suicídio.

A primeira informação que se deve ter em mente é que o acompanhamento profissional, feito por médicos e psicólogos, é essencial e pode levar à cura de quadros de depressão. Como empreendedor, além de cuidar da própria saúde, é preciso estar atento também ao ambiente de trabalho. Algumas dicas simples podem ajudar a disseminar o bem-estar:

1. Busque apoio especializado para implementar um programa de saúde mental na empresa. De aulas online de meditação, que podem ajudar também quem está trabalhando em casa, a espaço de descompressão, essas iniciativas tendem a melhorar o ambiente profissional. Parcerias com academias ou algum outro tipo de estímulo à prática de atividades físicas também podem contribuir para a saúde tanto do corpo quanto da mente.

2. Tenha empatia. Colocar-se na posição do outro pode ajudar a compreender as carências e o sofrimento de quem faz parte da equipe.

3. Estabeleça um canal de comunicação com os colaboradores.  Essa ação contribui para a melhora das condições de trabalho, pois permite que os colaboradores busquem apoio (com um remanejamento de tarefas ou uma nova função) e alivia o estresse.

4. Mantenha um ambiente acolhedor e interativo. O trabalho remoto aumentou os casos de ansiedade e depressão. Vale usar a tecnologia para ajudar a estimular a interação com o time, tornando o ambiente mais colaborativo e menos estressante. Happy hours, café virtuais, lives com apresentações musicais são algumas formas de melhorar o entrosamento e reduzir os impactos do isolamento social.

5. Cuide de si mesmo também. Além de cuidar dos colaboradores, o empreendedor precisa criar condições para manter a própria saúde mental. Sem esse equilíbrio, poderá ter cada vez mais dificuldades para administrar o negócio.

 

Revistapegn.globo.com

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento