Na pauta, um dos assuntos foi a possível antecipação do Expresso Porto
Representantes da Nova 364 Concessionária de Rodovias e da Prosoja reuniram-se com o objetivo de unificar um plano de ação para a expansão do agronegócio em Rondônia e na região Norte do país.
Na pauta, um dos assuntos foi a possível antecipação do Expresso Porto. A medida é urgente para aliviar o tráfego em Porto Velho, que chega a ter a movimentação de 1,2 mil caminhões por dia a caminho do porto.
“Por isso, as obras de acesso ao Porto Novo são tão aguardadas. Serão 34,5 km de construção de pista que compreendem o Expresso Porto do encontramento com a BR-364, no km 693, interligando a Estrada Penal RO-005 e o Terminal Bertolini Cujubim e o Terminal Amaggi”, afirmou Wagner Martins, diretor-presidente da Nova 364.
Estudo da Esalq sinaliza a urgência dos avanços na intermodalidade do transporte para o agronegócio, uma demanda explicitada no Arco Norte, do qual o terminal hidroviário do Rio Madeira, em Porto Velho, faz parte.
Neste particular, a Rota Agro Norte, assumida pela Nova 364, vai revolucionar a dinâmica do transporte de grãos na chegada até o porto. O Expresso Porto terá 34 quilômetros de pista nova e de qualidade para a rodagem dos caminhões, reduzindo custos com a manutenção e ampliando a segurança. A concessionária também irá construir três Pontos de Parada de Descanso para os caminhoneiros terem um ponto de referência para o descanso e conforto na rodovia. A BR-364 terá ainda faixas adicionais, trecho duplicado de 107 quilômetros e dispositivos que irão eliminar travessias em nível. No quesito tecnologia, o usuário poderá, em breve, acessar o aplicativo para solicitar apoio operacional de qualquer ponto da rodovia.
Faixa de domínio
Outro ponto debatido no encontro foi a possível concessão de trechos de faixa de domínio da rodovia para a produção de soja. Rondônia é um dos estados que mas produzem o grão e a cultura não para de crescer. A região tem vantagem competitiva pela qualidade das terras para a produção, as estações de transbordo, que suprem até demandas do Centro-Oeste do país.
“São elementos que otimizam a produção da lavoura. E a Nova 364 está sensível a avançar para o atendimento desta solicitação, que é uma condição prevista nas concessões rodoviárias”, finalizou Wagner.
Sobre a Nova 364
A Nova 364 Concessionária de Rodovia administra 686,7 quilômetros da BR-364, de Porto Velho até Vilhena. Via arterial da economia agrícola, o trecho rodoviário receberá investimentos de mais de R$ 12 bilhões, que incluem obras de ampliações e melhoramentos entre duplicação, faixas adicionais, dispositivos, via marginal e o Expresso Porto.
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