Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Embora não seja tão conhecida pelas demais regiões do Brasil, a cidade de Lucas do Rio Verde, localizada no Mato Grosso, apresenta grande importância para o agronegócio no país. A título de curiosidade, a alta tecnologia e elevados índices de produtividade tornam a atividade essencial, potencializando a disseminação de grãos como soja e milho, além da carne bovina.

Responsável por 1% de toda produção brasileira de grãos, o município, que conta com 83.798 habitantes, tem a agricultura como a base inicial de sustentação da economia local. Em outras palavras, é por meio do agronegócio que os investimentos nos serviços e indústria ganham forças, impulsionando a infraestrutura moderna.

Créditos: CNA/Wenderson Araujo/Trilux

Pontuando a importância da atividade, o Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, tendo Lucas do Rio Verde como o quinto maior fabricante do Mato Grosso. Portanto, a soja é o principal produto agrícola cultivado no município, sendo imprescindível para a rotatividade da economia local. Por outro lado, milho, algodão e feijão também estão entre os destaques.

A busca de empresários em se firmar na região está diretamente ligada ao solo e clima dispostos na cidade. A fertilidade favorece a empreitada, projetando o município como um dos principais do ramo agropecuário. Com tamanha oferta, o progresso é contínuo, atraindo investidores e inovações tecnológicas, além da economia girar com a proximidade dos portos.

Ainda que a produção de grãos seja o ponto forte, a suinocultura e bovinocultura surgem como alternativas rentáveis para as famílias rurais. Por meio da dinâmica operacional envolvendo novas tecnologias, o nível de exportação de carne cresceu consideravelmente nos últimos anos.

Outros fatores a serem destacados na cidade

Os avanços na agricultura impulsionaram outras melhorias para a região. Pacata e com qualidade de vida de primeira linha, a prefeitura rotineiramente tem intensificado trabalhos em função da infraestrutura urbana, transporte público eficiente, espaços verdes bem cuidados e uma rede educacional de excelência.
  • Educação: O município abraça instituições educacionais que oferecem desde ensino básico até superior, incluindo faculdades focadas em cursos voltados para o agronegócio;
  • Saúde: Dispondo de equipamentos de ponta, os hospitais são bem equipados e o acesso a serviços de saúde de qualidade atende amplamente os moradores;
  • Lazer: A cidade contempla diversas opções de lazer, incluindo parques, praças e eventos culturais que enriquecem a vida social da comunidade.
Fonte: Iara Alencar// Correiodoestado