Conectado por

Mato Grosso

INCLUSÃO SOCIAL E PRODUTIVA : Senac-MT ministra cursos para deficientes visuais em Cuiabá


Compartilhe:

Publicado por

em

Outras formações para PCDs estão com inscrições abertas no interior do estado

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) começou a formação de massagistas no Instituto dos Cegos do Estado (ICEMAT) e dará início, nesta quarta-feira (3), ao curso de ‘Informática Básica’ na instituição. Cada turma terá cerca de 10 alunos, tendo em vista que os alunos requerem atendimento individualizado e personalizado.

Além disso, o Senac-MT está com inscrições abertas para cursos exclusivos para Pessoas com Deficiência (PCDs) em Rondonópolis (‘Assistente Administrativo’, ‘Informática Básica’ e ‘Massagem Modeladora e Turbinada’) e em Barra do Garças (‘Assistente Administrativo’). Todos esses cursos, bem como os materiais necessários à execução das aulas, são gratuitos para os alunos e subsidiados pelo Senac-MT.

 

Conforme o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, esses cursos são apenas os primeiros de uma série de qualificações previstas dentro de “uma grande ação do Sistema Fecomércio-MT, por meio do Senac-MT, para potencializar a inserção social e produtiva de PCDs no mercado de trabalho”.

 

O presidente do ICEMAT, Udeilson César de Arruda, demonstra otimismo com a parceria com o Senac-MT. “Para nós é motivo de orgulho e gratidão essa parceria que vai oportunizar às pessoas com deficiência visual se qualificarem para serem inseridas no mercado de trabalho, rompendo barreiras que ainda existem”, destaca ele.

 

Segundo o diretor regional do Senac-MT, Carlos Rissato, o Senac está empenhado em levar a educação profissional para todos. “Atualmente, o Senac também possui Centros de Educação Profissional em Tangará da Serra, Sorriso, Colíder e Primavera do Leste. Nossa missão é abrir cursos exclusivos para PCDs em todas as nossas unidades, atendendo ainda os municípios vizinhos”, informa o dirigente.

 

MT tem quase 190 mil PCDs

 

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstrou que, naquele ano, o Brasil possuía 17,3 milhões de pessoas de dois anos ou mais de idade com deficiência em pelo menos uma de suas funções. O número correspondia a 8,4% da população nessa faixa etária. Desse total, 186 mil PCDs residiam em Mato Grosso. Por região, o maior percentual de pessoas com deficiência foi encontrado no Nordeste (9,9%), seguido do Sudeste (8,1%), Sul (8%), Norte (7,7%) e Centro-Oeste (7,1%).

 ASSESSORIA

Publicidade
Governo de Rondônia
Betfair
ÓTICA DINIZ
Online Cassino


Desenvolvimento