Conectado por

Saúde

Criança pode usar creme dental de adulto?


Compartilhe:

Publicado por

em

O creme dental ou gel dental líquido são muito importantes para a higiene bucal. Eles contêm propriedades específicas que auxiliam na obtenção ou manutenção da saúde bucal, além de proporcionarem a sensação de frescor. Por isso, o uso do produto deve começar ainda na infância, assim que os primeiros dentes de leite aparecerem, e sempre dentro da sua especificidade (por exemplo, com ou sem flúor), seguindo a orientação do dentista.

Na hora de usar o creme dental nas crianças, porém, é comum ficar em dúvida sobre qual produto aplicar: apenas o infantil é indicado ou é possível também utilizar o de adultos? A verdade é que não há contraindicações específicas para o uso de cremes dentais de adultos em crianças.

Claro que, na maioria dos casos, preferimos os cremes infantis. Mas, desde que haja cautela, o creme dental destinado a adultos pode ser usado, sim. Porém, independentemente do produto, é essencial que a higienização infantil seja supervisionada, pelo menos, até os 5 ou 6 anos de idade, ou até que o pequeno tenha a destreza de cuspir a espuma ou enxaguar a boca.

A técnica correta para realizar a higiene bucal infantil é passando a escova (de preferência infantil, por ter a cabeça pequena) em todas as superfícies dentárias, além de utilizar o fio dental em todos os dentes. Esses cuidados são primordiais para que a criança chegue na idade da troca dentária com os dentes de leite sem cárie e sem preocupações com a substituição dos mesmos.

É comum também as crianças terem problemas em manter a higiene bucal ao longo dos anos. Assim, a melhor maneira de educá-las em relação a isso é incentivando o hábito. Então, nesses casos, é importante que os pais ou responsáveis façam a escovação dos dentes junto com os pequenos, indicando a importância da saúde bucal.

Como usar o creme dental

Os cremes dentais podem ter diversos componentes, como umectantes, corantes, abrasivos, entre outros. Outro ponto que define a composição do produto é a sua especificidade, incluindo substâncias que atuam na sensibilidade dos dentes ou até mesmo elementos terapêuticos específicos, como agentes cicatrizantes ou flúor.

Por isso, cada produto tem sua indicação correta. Mas, de modo geral, é preciso atentar-se quanto à quantidade ideal de creme dental que devemos utilizar em cada escovação. O ideal para a faixa etária de 0 a 3 anos é equivalente a um grão de arroz cru, e para crianças a partir de 4 anos a quantidade de creme dental é equivalente a um grão de ervilha.

Mais do que isso só vai gerar desperdício do produto, bem como uma falsa sensação de limpeza.

Vale lembrar ainda que o creme dental não faz o serviço sozinho. É preciso seguir uma técnica e tempo corretos para uma higienização bucal efetiva, sempre combinando o uso do fio dental, a escovação e, se for o caso, o uso de enxaguantes bucais.

Minha Vida

Publicidade
Betfair
ÓTICA DINIZ
Online Cassino


Desenvolvimento