Conectado por

Saúde

Anemia pode ser um dos sintomas da leucemia


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

Mês traz ao debate importância sobre diagnóstico precoce
Anemia e leucemia são duas das doenças mais conhecidas por atingirem a saúde do sangue. Para enfrentar essas patologias que muitas vezes se manifestam de forma silenciosa, o “junho laranja” foi o mês intitulado para dar visibilidade sobre sintomas e a importância de reconhecê-los para que possa ser realizado um diagnóstico precoce.
Considerado um dos tipos mais agressivos entre os cânceres, a leucemia caracteriza-se por atingir diretamente os glóbulos brancos. No Brasil, somente em 2020, morreram 7.370 pessoas, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Apesar de não haver exame preventivo, alguns sintomas podem ser observados e servir de alerta.
Especialista em oncologia e hematologia, André Crepaldi pontua que a detecção da leucemia acaba sendo feita durante a realização de exames simples de rotina. “Muitas vezes ela é descoberta por meio do hemograma. Ou em outros tipos, acaba se manifestando com sintomas como os da própria anemia, sangramentos na pele”, explica.
No país todo, foram 10.810 novos casos em 2020. Em Mato Grosso foram identificados 140 casos, ainda de acordo com o Inca. De maneira geral, a maioria ocorre em crianças abaixo de cinco anos ou em adultos acima dos 50 anos. Homens também são o grupo mais atingido. “É muito importante que o diagnóstico seja feito o quanto antes”, pondera Crepaldi.
Os exames relativos à leucemia, são os de sangue e o da medula óssea. Este último é realizado através de um pequeno furo na região da bacia. Normalmente é realizado somente com anestesia local, o que acaba gerando bastante queixa entre os pacientes. Mas na clínica Oncolog ele é realizado com sedação total, o que diminui o desconforto,
“Realizamos uma parceria com a Clínica Vida e OncoLog, para realizar o exame dessa forma. É a única unidade de saúde que faz dessa forma em Mato Grosso e isso traz um benefício grande em conforto para esse paciente que já está, muitas vezes, ansioso e passando por um processo intenso”, avaliou André Crepaldi.
Anemia
Há um ditado popular que diz que a anemia não é considerada uma doença, mas o sinal de que existe algo errado no organismo. De fato, ela é um sintoma causado pelo comprometimento da hemoglobina. Ela é dividida de forma simplista em duas categorias: hereditária, quando nasce com o indivíduo e adquirida, quando surge durante a vida.
Os principais sintomas são fadiga generalizada, pele pálida, falta de disposição, dor de cabeça, irritabilidade, entre outros. Ela pode indicar uma série de doenças diferentes. Por isso, ao sentir seus sintomas ou quando ela for detectada por meio de exames, é importante que ocorra a procura de um especialista o quanto antes.
Dialum
Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento